Governo do Estado do Espírito Santo
30/06/2009 15h35 - Atualizado em 05/10/2016 16h54

Governo apresenta ações na área de energia eólica durante a Mec Show 2009

Em sua segunda edição, a Mec Show 2009 – Feira da Metalmecânica, Energia e Automação terá como principal tema os setores de petróleo, gás natural e energia, considerados as grandes vedetes da economia capixaba. O evento acontece entre os próximos dias 1 e 3 de julho, no Parque de Exposições de Carapina, na Serra.

O Governo do Estado marcará presença na feira, com o estande “Espírito Santo”, que contará com a participação das secretarias de Desenvolvimento (Sedes), de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), de Ciência e Tecnologia (Sect), da Superintendência de Projetos de Polarização Industrial (Suppin), do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), da Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado (Aspe), da Agência de Desenvolvimento em Rede do Estado (Aderes), do Banco de Desenvolvimento (Bandes) e do Banestes.

Seguindo o foco do evento, a área do Governo do Estado, de 88 metros quadrados, terá como tema a energia eólica, aproveitando o recente lançamento do Atlas Eólico do Espírito Santo, o sexto do País e o primeiro a estudar o potencial da força dos eventos no mar (offshore).

Feira

Conforme dados divulgados pelos organizadores da Mec Show – Sindicato da Indústria Metalúrgica e de Material Elétrico (Sindifer-ES) e o Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (Cdmec), e realizado pela Milanez & Milaneze –, a feira contará com 100 expositores, do Brasil e do exterior, com um público previsto de 8.000 pessoas.

“A primeira edição da MecShow conseguiu demonstrar a força do setor no Espírito Santo. Empresas reconhecidas no mercado nacional e internacional tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços aos empresários visitantes de outros estados brasileiros e do exterior, revelando o potencial da indústria capixaba. O evento já faz parte oficialmente do calendário de eventos do Estado, ao lado de feiras já consolidadas. Aguardamos, com grande expectativa, mais um sucesso do evento neste ano”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento, Guilherme Dias.


"A Mec Show é um evento que mostra a força do setor no Espírito Santo. É uma oportunidade para reunir fornecedores e compradores de bens e serviços, além de promover discussões sobre temas que contribuem para o fortalecimento do setor", lembrou o presidente do Sindifer-ES, Manuel Pimenta.


O segmento metalmecânico capixaba é representado por aproximadamente 1.300 empresas e responde por 17% do PIB estadual, gerando mais de 120 mil empregos diretos e indiretos. As empresas locais evoluíram consideravelmente nos últimos anos e chegam a participar com mais de 40% dos investimentos das grandes empresas.


Vale destacar que, no início da década de 90, a participação dos fornecedores locais nos contratos de grandes empresas representava menos de 1% dos investimentos, já que quase tudo era contratado junto a empresas de fora.


Capacitação e Tecnologia


Mais do que uma feira onde as empresas expõem produtos e serviços, a Mec Show é também um espaço de promoção da capacitação e desenvolvimento de tecnologias focadas no setor metalmecânico, trabalhando oportunidades de investimentos junto ao poder público e instituições.


O consultor do evento, Durval Vieira de Freitas, destaca que a indústria metalmecânica evoluiu muito nos últimos anos, mas ainda há espaço para crescer. Ele cita como exemplo o setor de petróleo e gás, que projeta investimentos de US$ 17 bilhões no Espírito Santo no período de 2009 a 2013.


Segundo Durval, 82% desses investimentos devem ser para exploração e produção no mar, o que exige uma tecnologia que as empresas capixabas ainda precisam desenvolver. Todas essas oportunidades, além dos trabalhos em terra nas atividades de produção e beneficiamento de petróleo e gás, serão colocadas em discussão durante a Mec Show 2009.


Não são apenas os investimentos das petroleiras que estão dentro dos projetos previstos de energia no Espírito Santo. O secretário Guilherme Dias destacou, por exemplo, os 21 novos projetos de termelétricas a gás natural cadastrados na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para concorrer ao Leilão de Energia Nova A-3/2009, previsto para acontecer em agosto deste ano.


No ano passado, o Estado foi contemplado com oito novos projetos de termelétricas, em diversos municípios capixabas, que contribuirão a partir de 2010 com um incremento de mais de 2.000MW na produção de energia no Espírito Santo. Os empreendimentos estarão concluídos até 2013.



Tecnologia


O evento reunirá empresas de vários estados brasileiros que vão apresentar produtos inovadores e de alta tecnologia. Redução de custos operacionais, melhoria de performance, maior produtividade e precisão no processo de fabricação é o que prometem alguns dos equipamentos de empresas que já estão se preparando para o evento.


Máquinas de corte de metais de alta precisão e que funcionam com sistemas econômica e ambientalmente mais vantajosos são algumas das novidades que estarão expostas na MecShow 2009, além de sistemas de soldagem, usinagem e de fabricação de peças de variadas formas e tamanhos e um sabão recém-lançado no mercado, que promete remover das mãos sujeiras pesadas, tais como graxa, óleo, gordura e até tinta.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sedes

(27) 3380-2185/ 2187

Aline Diniz: (27) 9942-9537

aline@sedes.es.gov.br

Vagner Bissoli: (27) 9942-1137

vagnerbissoli@sedes.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard