08/08/2011 04h45 - Atualizado em 05/10/2016 17h12

Gestores municipais serão capacitados em Educação Ambiental pelo Projeto Ecoar

Começa nesta segunda-feira(8) em Venda Nova do Imigrante o primeiro curso da nova fase do projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar), realizada na Ecoárea Pedra Azul. O projeto é desenvolvido pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O curso acontecerá no “Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá”. Quatro cursos ocorrerão na segunda fase do projeto, representada pelo grupo Unidades. A execução é do Instituto Ecos, com patrocínio da Arcelor Mittal. Porém, este será o único realizado em um polo de educação ambiental, espaço modelo para as ações dos municípios e escolas participantes no estímulo a práticas de sustentabilidade.

Ao todo, 75 pessoas da Ecoárea Pedra Azul participarão desta etapa do Ecoar, que inclui além de Venda Nova do Imigrante, os municípios de Marechal Floriano, Domingos Martins, Viana e Alfredo Chaves.

Serão capacitados, gestores das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação e professores de três escolas dos municípios citados, gestores das Unidades de Conservação (UCs) Cachoeira da Fumaça e Pedra Azul, bem com a equipe do Polo Guaçu-Virá.

Durante o evento, serão abordados temas sobre meio ambiente, incluindo sensibilização para as questões globais como mudanças climáticas, políticas públicas, desenvolvimento sustentável/sustentabilidade, UCs, dentre outros conteúdos, além de atividades como danças circulares, oficina de arteterapia e trilha monitorada.

A parte prática inicia-se no dia 12 de agosto e consiste na elaboração e execução de projetos de Educação Ambiental pelas escolas com intervenção na comunidade.

O Ecoar visa a incentivar a promoção de ações de Educação Ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de UCs, e a participação nos Comitês de Bacia, Conselhos de unidades, redes de Educação Ambiental, e demais coletivos ambientais.

Além de Pedra Azul, as outras Ecoáreas que participarão nesta segunda fase do projeto são: Cricaré-Cotaxé, Jequitibá Rosa, Parque de Itaúnas e Pontões Capixabas com sedes, respectivamente,
em Barra de São Francisco, João Neiva, Conceição da Barra e Pancas.

Estão previstos também um seminário regional para cada Ecoárea e um seminário estadual de Educação Ambiental que envolverá representantes de todos os municípios participantes.

A terceira fase será realizada como o grupo Grande Vitória/ Sul/ Caparaó e tem previsão de início ainda no segundo semestre de 2011.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral