Governo do Estado do Espírito Santo

Gestão Territorial e Costeira - Linha

Coordenação de Ordenamento e Gestão Territorial (COGEST) desenvolve o Programa de Gestão da Linha de Costa do Estado do Espírito Santo (PGLC-ES).

Com a finalidade de avaliar qualitativa e quantitativamente o processo de alteração temporal da linha de costa do Estado do Espírito Santo, a Coordenação de Ordenamento e Gestão Territorial (COGEST) da Gerência de Recursos Naturais (GRN) vem construindo desde 2009, o Programa Estadual de Monitoramento da Linha de Costa, no qual estão as bases do atual Programa de Gestão da Linha de Costa do Estado do Espírito Santo (PGLC-ES).

No início do ano de 2012 visando o aprimoramento do Programa Estadual de Monitoramento da Linha de Costa, bem como ampliá-lo e integrá-lo a outros programas e projetos que vinham sendo discutidos no âmbito do IEMA e do Governo do Estado, iniciou-se a elaboração do PGLC-ES. A versão mais recente do PGLC-ES data de julho de 2012 e é parte integrante do Projeto de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, instituído pelo Decreto nº 3330-R, de 17 de junho de 2013.

O PGLC-ES consiste em 5 (cinco) etapas:

  1. Levantamento de perfis de praia e caracterização morfodinâmica;
  2. Levantamento batimétrico;
  3. Levantamento de dados de ondas e correntes;
  4. Avaliação da variação da linha de costa por meio de analises de fotografias e imagens aéreas; e
  5. Implementação do Sistema de Modelagem Costeira do Brasil (SMC-Brasil)

As etapas iniciais de implementação do SMC-Brasil ocorre mediante acordo de cooperação técnica entre o IEMA e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). As demais etapas serão realizadas mediante o financiamento junto ao Banco Mundial.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard