03/05/2010 09h02 - Atualizado em 05/10/2016 17h06

Fundão dá início à elaboração do Plano de Gestão Integrada para a orla

Para a elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla do município de Fundão, acontece desta segunda-feira (03) até sexta-feira (07), a I Oficina de Capacitação promovida pelo Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla), coordenado no Estado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O evento é realizado no auditório da Secretaria Municipal de Turismo, em Praia Grande (Fundão), das 8h30 às 18 horas. Participam da oficina, representantes da administração municipal, sociedade civil organizada e empresas privadas que possuem envolvimento com a zona costeira de Fundão.

O evento visa ao planejamento de cenários futuros de uso e ocupação do litoral, por meio da elaboração do PGI. Serão apresentados os fundamentos do Projeto Orla; da gestão costeira e da patrimonial; e a classificação, delimitação e diagnóstico da orla de Fundão; além da formulação de cenários desejados para a região e de um planejamento de ações para elaboração do Plano.

Projeto Orla

O Projeto Orla é uma ação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), coordenado no Estado pela Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado do Espírito Santo (GRPU) e pelo Iema.

Suas ações estimulam a gestão integrada dos espaços litorâneos, por meio da articulação do Governo Federal e Estadual, das prefeituras e da sociedade, compatibilizando as políticas ambiental, patrimonial e urbana.

O Projeto trata de questões relativas à fragilidade dos ecossistemas, ao crescimento do uso e ocupação de forma desordenada e irregular e ao aumento dos processos erosivos e de fontes contaminantes da orla.

Além de Fundão, há outros municípios envolvidos no projeto, como: Conceição da Barra, São Mateus, Aracruz, Anchieta, Piúma e Presidente Kennedy.

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein