Governo do Estado do Espírito Santo

Fórum Capixaba de Educação Ambiental

FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

15 DE JUNHO DE 2018

IFES DE VITÓRIA – AVENIDA VITÓRIA, 1729, JUCUTUQUARA

 

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ O DIA 14/06 PELO E-MAIL: gea@iema.es.gov.br

PROGRAMAÇÃO:

8:00 – CREDENCIAMENTO E CAFÉ DA MANHÃ

8:30 – ABERTURA COM LANÇAMENTO DO PRÊMIO ECOLOGIA 2018

10:00 – HOMENAGEM AOS EDUCADORES AMBIENTAIS

10:30 - MESA-REDONDA “A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FRENTE AOS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS”

PALESTRANTES: SÉRGIO FANTINI DE OLIVEIRA (DIRETOR TÉCNICO DO IEMA); TEREZA CRISTINA PAGANELLI DE SOUZA PINTO (ONG SINHÁ LAURINHA e CONSULTORA AMBIENTAL EM COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL); MYKAELLA SBARDELLOTTO (ENGENHEIRA AMBIENTAL DA FLEXIBRÁS DE VITÓRIA E AÇU-CAMPOS).

11:30 – DEBATE

12:00 – ALMOÇO

13:15 – 1ª RODA DE CONVERSA – AS DIVERSAS PRÁTICAS  DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

SALA 1: FATORES LEGAIS, OPERACIONAIS E SOCIAIS QUE AFETAM A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL.

MARIA CLÁUDIA LIMA COUTO - Engenheira Civil e Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Doutora em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora da Faesa. Consultora em engenharia civil e ambiental com foco em gestão e gerenciamento de resíduos, tratamento de efluentes e monitoramento ambiental.

SALA 2: CONTATO COM A NATUREZA: OS BENEFÍCIOS PSICOSSOCIAIS, INCLUSÃO E QUALIDADE DE VIDA.

EDUARDO CHIERRITO - Psicólogo e Mestre em Tecnologias Limpas e Sustentabilidade Ambiental pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Professor de Psicologia na Faculdade Cidade Verde (FCV), Conselheiro do Instituto Psicologia em Foco (IPF) e Coordenador do Unus Mundus - Núcleo de Estudos em Psicologia Analítica. Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Saúde Mental e Contextos Socioambientais de Desenvolvimento no Ciclo da Vida (Cesumar/CNPq). Atua na Coordenação da Comissão de Psicologia Ambiental e da Comissão dos Estudantes de Psicologia do CRP do Paraná. (Participação por Videoconferência).

DIANA MENEZES - Terapeuta Ocupacional, graduanda em Medicina Veterinária, especialista em Neuro-Reabilitação e Equoterapeuta. Atua na área de Terapia Assistida por Animais.

KARLA BARROS DE LACERDA FAFÁ - Psicóloga, Musicista, especialista em Família, Gestão de Emergência em Saúde Pública e Equoterapia. Atua como Agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos na Gerência de Educação Ambiental do IEMA.

 

SALA 3: AGROECOLOGIA: UM ENCONTRO DE SABERES

ANDRESSA FERREIRA ALVES – Possui licenciatura plena em Química pelo Centro Universitário São Camilo - ES (2008) pela conclusão do Programa Especial de Formação Pedagógica e graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia da Alternância, Educação Ambiental e Química. Atualmente é Coordenadora Técnica de Agroecologia do Incaper.

15:00 CAFÉ DA TARDE

15:20 – 2ª RODA DE CONVERSA - AS DIVERSAS PRÁTICAS  DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

SALA 1: NEGÓCIOS SOCIAIS E SUSTENTÁVEIS

THIAGO SUDRÉ - Comunicólogo, formado na UFRJ, Gerente de Projetos, formado na FGV. Atua há 15 anos no mercado de marketing digital. Participou do desenvolvimento de mais de 300 projetos de sites e sistemas na internet. É representante da Yunus Brasil no Espírito Santo. Atualmente está como Diretor de Novos Negócios na Grão Germinadora, desenvolvendo Startups de Inovação e Negócios Sociais. É gestor do AmoBrasil, empresa de turismo sustentável, e atua como Presidente do Ibietê, instituto de preservação e educação ambiental. 

 

SALA 2: ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO GRANDE VALE ENCANTADO

WILERMAM DA SILVA LÚCIO, INGRID BARROS E CAROL COUVRE – COMUNICADORA SOCIAL, CINEASTA E ARTICULADORA COMUNITÁRIA. MEMBROS DO FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL DA GRANDE VALE ENCANTADO.

 

SALA 3: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

JOÃO PAULO DEROCY CEPA - Graduação em Historia pela Universidade Gama Filho e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como Professor Substituto na UFES na Disciplina de Estágio Supervisionado. Ex-Servidor efetivo das Redes Estaduais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde atuou como Professor, Diretor Escolar e Assessor de Currículo. Coordenou a implementação da BNCC no Estado do Espírito Santo entre os anos de 2015 e 2018. Atualmente é Consultor Pedagógico da Fundação Lemann no Programa Formar: Redes que Transformam a Educação.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard