Com o objetivo de discutir sobre questões relacionados a melhoria da qualidade de vida e os recursos naturais na região, será realziada na Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, desta quinta-feira (02) até domingo (05), a I Feira Itaúnas Sustentável. O evento é uma realização do Conselho Escolar Itaúnas (CEI) e conta com o apoio da administração do Parque Estadual de Itaúnas (PEI).
O evento visa a integrar as comunidades, estudantes e professores de Conceição da Barra, São Mateus e Pedro Canário, abordando temas que possibilitem a melhoria na qualidade de vida dos moradores da região. Entre eles; sistemas agroflorestais, hortas medicinais, enriquecimento de quintais, bioconstruçoes e produtos orgânicos.
A programação conta, ainda, com outras atividades, como exposição de produtos, mostras culturais, apresentações teatrais e palestras para crianças.
Para o gerente do Parque, Frederico Pereira Pinto, a expectativa é que a I Feira Itaúnas Sustentável possa contribuir com o desenvolvimento sustentável da região. “Espero que esse projeto tenha continuidade e que possa ser incluído no calendário de eventos do município. Ele é importante, pois envolve as comunidades e estimula a troca de experiências entre os participantes”.
O Parque oferece, a partir desta sexta-feira (03), oficinas de artesanato com renda de coqueiro, pintura e decoupagem. Os interessados em participar devem se increver previamente pelo endereço eletrônico parquedeitaunas@gmail.com ou pelo telefone (27) 3762- 5196.
Parque Estadual de Itaúnas
Foi criado pelo decreto estadual nº. 4.967-E, em 08 novembro de 1991. O Parque apresenta ambientes como mata de tabuleiro, um fragmento florestal em extinção no Espírito Santo, restinga, dunas, ambientes estuarinos de mangues, uma extensão expressiva do rio Itaúnas e a mais representativa região de alagados do Espírito Santo.
O Parque abriga ainda 23 sítios arqueológicos, locais de concentração de vestígios de assentamentos humanos pré-históricos como pedras lascadas, cerâmica indígena e diversos artefatos da época da colonização. Tudo isso caracteriza a singularidade e importância da unidade. Em 1992, o Parque foi tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.
Área aproximada: 3.481 ha.
Localização: Conceição da Barra, na Vila de Itaúnas.
Horário de funcionamento do Parque: Das 8 às 17 horas. Informações: (27) 3762-5196.
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3636-2592/ 9977-1012
Texto: Adriano Lopes
meioambiente.es@gmail.com