“Recicle para um mundo melhor”, “Jogue lixo no lixo”, “Não deixe o lixo acumular, isso é muito ruim para o meio ambiente”, estas são algumas das mensagens assinadas por estudantes que visitaram o estando do Iema na IX Feira da Terra, em Vila Velha, que vai até domingo (22) no Parque da Prainha. Além do painel de recados, o espaço possui outra surpresa: um tapete virtual que revela as belezas naturais escondidas por trás da sujeira.
Com o tema “Lixo: O que Você Tem a Ver com Isso?”, o estande visa a estimular a reflexão sobre o descarte incorreto dos resíduos sólidos, formas de reaproveitamento e reciclagem e o consumo exagerado.
No painel de mensagens, os visitantes podem assinar frases com a temática ambiental ou revelar suas impressões sobre o estande. Estudantes de diversas escolas que visitaram a Feira registraram suas opiniões sobre o que pensam a respeito do lixo e o meio ambiente. Para que todos tenham chance de escrever o que aprendem durante a visita, o painel é trocado diariamente até o encerramento do evento.
E por meio de uma projeção, ao passar sobre o tapete interativo, o visitante vê o lixo seco sendo separado do lixo úmido, sobre seus pés, dando lugar a uma bela paisagem.
A ideia é aliar interatividade e aprendizado, lembrando às pessoas que o envolvimento de cada uma delas é importante na busca de soluções para o descarte do lixo e que existem práticas de consumo sustentáveis, ou seja, com menos desperdício e mais economia.
A Feira da Terra conta ainda com um Pavilhão Tecnológico, onde acontece o 3º Seminário da Região Sudeste de Resíduos Sólidos, que tem apoio do Iema, e o IX Seminário Estadual de Meio Ambiente e Saneamento.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3636-2592/ 9977-1012
Texto: Adriano Lopes
meioambiente.es@gmail.com