O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), localizado em Guarapari, promove durante esta semana diversas atividades com a temática ambiental, que irão envolver estudantes e moradores das comunidades do entorno da unidade. A programação acontece até sexta-feira (17) em continuidade as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho.
Alunos de seis escolas da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental das localidades de Una, Palmeiras, Laje das Pedras e Lagoa Dourada, além da APAE de Guarapari, irão participar de atividades como passeios de trilha, exposição de esculturas de animais em argila, apresentação de peça teatral, entre outras opções.
Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Com o intuito de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica, foi criado pelo decreto nº 2.993-N de 1990, com a denominação inicial de Parque de Setiba. Por meio da Lei nº 4.903 de 1994, passou a ser denominado Parque Estadual Paulo César Vinha, em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, morto em 1993, por atuar contra a extração de areia na região.
Há uma grande diversidade de ambientes em sua área como lagoas, dunas e planícies alagadas e inúmeras formações vegetais como a Mata Seca, a Floresta Permanentemente Inundada, Brejo Herbáceo, formações abertas e a vegetação pós-praia. O Parque abriga espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção como a pimenteira rosa e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas perecas e libélulas.
A Lagoa de Caraís é sua principal atração. O Parque é circundado pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que funciona como sua zona de amortecimento e visa conservar a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.
Área aproximada: 1.500 ha.
Localização: Município de Guarapari.
Contato: pepcv@iema.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3636-2592/ 9977-1012
Texto: Adriano Lopes
meioambiente.es@gmail.com