Governo do Estado do Espírito Santo
21/09/2011 12h36 - Atualizado em 05/10/2016 17h12

Estudantes aprendem a fazer mudas de espécies nativas no Dia da Árvore

Em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado nesta quarta-feira (21), aproximadamente 40 alunos, com idade entre 05 e 10 anos e de instituições de ensino de Guarapari, realizaram uma visita ao Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), localizado no mesmo município. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de aprender como plantar mudas de espécies da Mata Atlântica.

O evento foi promovido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e contou com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, Paulo Ruy Valim Carnelli, e da gerente de Recursos Naturais do Iema, Aline Nunes Garcia, além do fotógrafo Leonardo Merçon e a equipe do projeto “Últimos Refúgios” – que realiza o registros de fotos e vídeos em Unidades de Conservação (UCs) gerenciadas pelo Estado.

“A informação que estas crianças levam para casa é uma contribuição muito importante para o trabalho de conscientização ambiental que nós desenvolvemos”, comentou o secretário, que pediu aos estudantes que contassem aos seus pais o que aprenderam durante a unidade.

“Não adianta ter terra e água, porque se você não sabe como plantar a árvore não vai crescer”, explicou Jéssica dos Santos Milagre, 10 anos.

A equipe do Parque irá repassar as informações sobre o crescimento das mudas aos alunos dando continuidade as ações de Educação Ambiental que são desenvolvidas no entorno da unidade.

Além de plantarem sementes da espécie aroeira, eles fizeram uma trilha na companhia de um guia ambiental, participaram de uma oficina de artesanato para produção de enfeites para lápis e ouviram contação de histórias.

“Não é a primeira vez que venho aqui e minha mãe e meu pai sempre me perguntam o que eu aprendi com o passeio”, comentou Bruno Pinheiro Barros, 09 anos.

Durante esta manhã também houve a premiação de desenhos com a temática ambiental. Participaram as escolas Celita Bastos e Eugênio Deoclésio Borges, ambas localizadas em Uma, João Batista Celestino, da comunidade Palmeiras, Otávio Pinto Ribeiro, de Laje das Pedras, e Pluridocente de Campo Grande.

“O apoio dado pelo Parque às escolas do campo tem sido fundamental, tanto para nós professores quando introduzimos o tema meio ambiente nas aulas quanto para os alunos. É uma satisfação, me sinto útil participando destes trabalhos”, disse a professora Imaculada Galvão, da Escola Campo Grande.

Parques Estaduais

O Dia da Árvore também foi comemorado nesta quarta-feira (21) em outras unidades gerenciadas pelo Iema. As equipes dos Parques Estaduais de Forno Grande (PEFG) e o Parque Estadual de Mata das Flores (PEMF), ambos no município de Castelo, realizaram trilha ecológica no PEMF na quarta-feira (21). O palestrante foi o guarda ambiental José Bellon, mais conhecido como o Guarda Belo do Parque Estadual Pedra Azul (PEPAZ) de Domingos Martins.

Durante esta semana, o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF), em Alegre, está promovendo o projeto “Trilhas do Conhecimento”. Estudantes de ensino médio participaram de aulas práticas sobre as espécies florestais da região.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3636-2591/ 9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard