01/12/2009 12h25 - Atualizado em 05/10/2016 17h04

Estados do Espírito Santo e Minas Gerais, Ufes e ICMBio se unem em prol do Caparaó

Em uma ação conjunta, que visa a recuperar áreas degradadas do entorno do Parque Nacional do Caparaó, os governos do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), e de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) assinam, nesta quarta-feira (02), o convênio da ‘Rede de Sementes Florestais do Entorno do Caparaó e Bacia do Itapemirim’.

O evento acontece a partir das 10 horas no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Ufes, no município de Jerônimo Monteiro. O convênio irá possibilitar a produção de sementes e mudas de qualidade. Por ele, potenciais propriedades para produção de sementes de espécies nativas serão identificadas por imagens de satélite da região, e seus proprietários serão convidados a participar do programa, receberão capacitação e mudas.

Este grupo seleto dará origem a uma rede de venda de sementes certificadas e, com a garantia de qualidade do produto, será um braço forte no combate ao comércio clandestino de sementes.

De acordo com o gerente de Recursos Naturais do Iema, Marcos Sossai, esta é a maior ação entre os dois governos na produção de sementes para recomposição florestal.

“As ações do convênio irão possibilitar a estruturação de um laboratório de sementes no CCA com capacidade de beneficiar sementes de aproximadamente 250 espécies nativas e um herbário, que irá receber mais de 500 espécies de mudas da Mata Atlântica e auxiliar a identificação de sementes”.

Na ocasião também será firmado, entre os governos do Espírito Santo e de Minas Gerais, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), um termo de cooperação técnica para o início de uma parceria na gestão do Parque Nacional do Caparaó. As ações prevêem, por exemplo, no Espírito Santo, maior disponibilidade de uso público do Parque, para garantir o incremento do turismo na região.

Estarão presentes na solenidade o vice-governador, Ricardo Ferraço, a secretária do Meio Ambiente do Espírito Santo, Maria da Glória Brito Abaurre, o secretário de Meio Ambiente do Governo de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, além de representantes da Ufes e de prefeituras da região do Caparaó.

Comunicação Iema/Sema
Daniela Klein/ Amanda Amaral