11/07/2013 07h43 - Atualizado em 05/10/2016 17h23

Estado realiza primeira Conferência Regional neste sábado (13)

A população da Região Sul do Espírito Santo dá início a um importante debate neste sábado (13), em Cachoeiro de Itapemirim, durante a Conferência Regional de Meio Ambiente. Os participantes irão discutir e criar propostas para a questão dos resíduos sólidos no Espírito Santo.

Esta é a primeira de quatro conferências regionais. A próxima será realizada em Colatina, no dia 20 de julho. No dia 27, em Vila Velha, e no dia 03 de agosto, em São Mateus.

A organização do evento é de responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com a participação da sociedade civil, instituições governamentais e não governamentais.

As plenárias servirão como preparatórias para as discussões da Conferência Estadual, que será realizada nos dias 04 e 05 de setembro, na Grande Vitória, na qual serão definidas as propostas do Espírito Santo e os delegados que participarão da Conferência Nacional de Meio Ambiente, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Ela acontecerá em Brasília, de 24 a 27 de outubro, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil”.

O MMA já realizou três Conferências Nacionais (2003, 2005 e 2008). Este é o quarto fórum sobre o meio ambiente e tem como desafio contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com base em quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; e geração de emprego e renda.

As conferências pretendem estimular o diálogo entre os segmentos sociais ligados ao assunto, construir planos e projetos municipais de resíduos sólidos, criar ações concretas para o fim dos lixões, disseminar informações técnico-científicas sobre resíduos, elaborar novas estratégias para mudar o padrão de consumo por meio da Educação Ambiental, entre outros.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral/Mariana Salume