Governo do Estado do Espírito Santo
23/10/2011 17h33 - Atualizado em 05/10/2016 17h13

Estado promove curso de boas práticas ambientais no manejo da irrigação

O Governo do Espírito Santo realizará, entre segunda-feira (24) e quinta-feira (27), o curso “Recursos Hídricos e Manejo de Irrigação” em Marilândia. A capacitação visa o aprimoramento dos profissionais e a adoção de boas práticas ambientais no exercício da atividade.

Ao todo, participarão 50 técnicos das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente. Além do município sede, participam também profissionais de Baixo Guandu, Colatina, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Rio Bananal, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã e Sooretama.

A realização é da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Ministério Público Estadual (MPE).

Estas instituições e os 17 municípios participantes do curso firmaram compromisso por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que tem como objetivo solucionar e resolver os conflitos pelo uso da água nestas regiões. O documento define responsabilidades para cada um dos atores envolvidos e propõe, por exemplo, o revezamento na irrigação.

O curso é uma das atividades previstas pela gestão compartilhada dos recursos hídricos proposta pelo TAC. Outras quatro capacitações irão acontecer no Estado, sediadas pelos municípios de Marechal Floriano, Cachoeiro de Itapemirim, Nova Venécia e Alegre. A previsão de término é em março de 2012, quando técnicos de 77 municípios terão participado do curso.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3636-2591/ 9977-1012
Texto: Linda de Abreu
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard