13/12/2011 12h16 - Atualizado em 05/10/2016 17h14

Estado oferece curso de irrigação para técnicos ambientais

Para aprimorar o conhecimento de técnicos em meio ambiente na adoção de boas práticas ambientais, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realiza o terceiro curso “Recursos Hídricos e Manejo de Irrigação” de 2011. O evento prossegue até quinta-feira (15), em Domingos Martins.

A atividade teve início na segunda-feira (12) com a participação de gestores das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente. Além do município sede, participam também profissionais de Aracruz, Cariacica, Marechal Floriano, Fundão, Vila Velha, Ibiraçu, João Neiva, Santa Leopoldina, Santa Maria do Jetibá, Guarapari, Viana e Serra.

“São repassadas técnicas para o manejo, de forma correta, da água na hora de dimensionar o sistema de irrigação”, comentou a coordenadora da Comissão Especial de Gestão Ambiental Municipal (Cegam) do Iema, Maria Aparecida Sodré.
A promoção do evento é uma parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Ministério Público Estadual (MP-ES).

Já participaram deste curso, em outubro e novembro, técnicos dos seguintes municípios: Baixo Guandu, Colatina, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Rio Bananal, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Nova Venécia, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Porto Belo, Vila Pavão e Vila Valério.

Outros três cursos já estão programados e serão sediados em Cachoeiro de Itapemirim, Nova Venécia e Alegre. A previsão de término é em março de 2012. A estimativa é que técnicos de 77 municípios participem.

Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira