29/07/2011 13h58 - Atualizado em 05/10/2016 17h12

Estado inaugura Polo de Educação Ambiental no Caparaó

O evento será promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Caparaó, em parceria com a Prefeitura do município, e contará com apresentações folclóricas como a do Boi Pintadinho, além da presença de prefeitos, representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e autoridades políticas.

A sede do Polo de Educação Ambiental foi construída com recursos do Iema, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Consórcio do Caparaó. A estrutura conta com auditório para 200 pessoas e refeitório, além de um ponto para informações turísticas, já que a área é considerada estratégica para o desenvolvimento do setor.

Com as novas instalações, as ações que vinham sendo desenvolvidas pelos agentes de educação ambiental da região passam a ser centralizadas na sede do Polo. Entre elas, treinamentos, cursos de capacitação e a elaboração de técnicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Região do Caparaó Capixaba

O Pólo de Educação Ambiental da Região do Caparaó Capixaba foi instituído em novembro de 2005, durante o VIII Encontro de Educadores Ambientais realizado no município de Irupi, fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Caparaó.
Ele envolve onze municípios: Alegre, Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Guaçuí, Ibatiba, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, São José do Calçado.

Entre as diversas ações já realizadas pelos educadores ambientais da Região do Caparaó destacam-se a "Mostra de Vídeos Ambientais", o "Encontro de Educadores Ambientais", a "Mostra de Desenvolvimento Sustentável" e a elaboração de um programa de gestão dos resíduos sólidos, o "Recicla Caparaó Capixaba".

Comunicação Seama/Iema
(27) 3636-2591/9977-1012