Para ampliar as ações de educação ambiental desenvolvidas na região do entorno do Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, foi firmado nesta quinta-feira (17), um acordo de cooperação técnica com o Governo do Estado. O evento aconteceu no Palácio Anchieta, com a participação do governador Renato Casagrande.
O documento foi assinado entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), as prefeituras de Fundão, João Neiva, Ibiraçu e Aracruz e as empresas Fibria e Vale. Não há previsão de repasses de recursos, apenas de ações técnicas.
“A região será referência em educação ambiental. O polo irá irradiar estas ações, porque é isso que um polo faz, irradia conhecimento. O Mosteiro é uma base importante para nosso Estado, pela expertise e pela pregação da harmonia que é praticada lá, e sempre terá nosso apoio permanente”, comentou o governador Renato Casagrande.
O acordo visa a estimular o desenvolvimento de ações de educação ambiental junto à rede escolar, no setor rural e nas comunidades dos municípios da região, por meio de apoio ao Programa de Educação Ambiental do Polo de Educação Sustentável do Mosteiro Zen Morro da Vargem.
“A educação ambiental muda o mundo. Ela tem um componente especial que é trazer para o concreto as questões abstratas. Os jovens têm dificuldade nesta passagem, por isso ela é tão transformadora”, disse a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel.
O Monge Daiju Bitti falou sobre a parceira com a Seama e o Iema ainda na década de 1990. “Essa parceira pode ser comparada a um casamento, uma relação que começou em 1992, quando nos unimos e fomos muito felizes. Hoje estamos reafirmando estes votos e nossa família está aumentando com a integração da Sedu”, disse.
Nessa parceria está previsto o desenvolvimento do Programa Zenzinho, pelo qual busca-se trabalhar com os alunos a diversidade e a educação ambiental com foco no ser humano, valorizando e respeitando sua história, crença, cultura e valor. A previsão é de atender a 750 alunos e 50 professores de 25 escolas em 2014, em um investimento de R$ 152 mil.
O secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, ressalta a importância desta iniciativa, que integra ações que vem sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado na área de educação ambiental.
“Agradecemos muito essa parceria. É uma oportunidade para que os jovens e crianças tenham acesso aos conhecimentos que interligam os bons valores humanos e a disciplina às práticas de preservação ambiental”.
Além de ampliar os programas de educação ambiental na região do Mosteiro Zen Morro da Vargem, o acordo prevê ainda treinamentos e capacitações de equipes técnicas; gestão de Programas Ambientais; formação e capacitação de educadores ambientais, entre outras ações.
“Para viabilizar as questões ambientais e sensibilizar a sociedade é muito importante contarmos com parcerias como a do Mosteiro. Quando a gente consegue, os resultados surgem e alcançamos cada vez mais pessoas”, explicou o diretor presidente do Iema, Tarcísio Föeger.
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema:
Amanda Amaral – (27) 3636-2591/9977-1012
Mariana Salume – (27) 3636-2592/ 9844-4831
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni
Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706
E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ pmssilva@sedu.es.gov.br
Texto: Paula Maria Santos Silva