17/10/2013 13h08 - Atualizado em 05/10/2016 17h29

Estado e Mosteiro Zen ampliam ações de educação ambiental

Para ampliar as ações de educação ambiental desenvolvidas na região do entorno do Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, foi firmado nesta quinta-feira (17), um acordo de cooperação técnica com o Governo do Estado. O evento aconteceu no Palácio Anchieta, com a participação do governador Renato Casagrande.

O documento foi assinado entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), as prefeituras de Fundão, João Neiva, Ibiraçu e Aracruz e as empresas Fibria e Vale. Não há previsão de repasses de recursos, apenas de ações técnicas.

“A região será referência em educação ambiental. O polo irá irradiar estas ações, porque é isso que um polo faz, irradia conhecimento. O Mosteiro é uma base importante para nosso Estado, pela expertise e pela pregação da harmonia que é praticada lá, e sempre terá nosso apoio permanente”, comentou o governador Renato Casagrande.

O acordo visa a estimular o desenvolvimento de ações de educação ambiental junto à rede escolar, no setor rural e nas comunidades dos municípios da região, por meio de apoio ao Programa de Educação Ambiental do Polo de Educação Sustentável do Mosteiro Zen Morro da Vargem.

“A educação ambiental muda o mundo. Ela tem um componente especial que é trazer para o concreto as questões abstratas. Os jovens têm dificuldade nesta passagem, por isso ela é tão transformadora”, disse a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel.

O Monge Daiju Bitti falou sobre a parceira com a Seama e o Iema ainda na década de 1990. “Essa parceira pode ser comparada a um casamento, uma relação que começou em 1992, quando nos unimos e fomos muito felizes. Hoje estamos reafirmando estes votos e nossa família está aumentando com a integração da Sedu”, disse.

Nessa parceria está previsto o desenvolvimento do Programa Zenzinho, pelo qual busca-se trabalhar com os alunos a diversidade e a educação ambiental com foco no ser humano, valorizando e respeitando sua história, crença, cultura e valor. A previsão é de atender a 750 alunos e 50 professores de 25 escolas em 2014, em um investimento de R$ 152 mil.

O secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, ressalta a importância desta iniciativa, que integra ações que vem sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado na área de educação ambiental.

“Agradecemos muito essa parceria. É uma oportunidade para que os jovens e crianças tenham acesso aos conhecimentos que interligam os bons valores humanos e a disciplina às práticas de preservação ambiental”.

Além de ampliar os programas de educação ambiental na região do Mosteiro Zen Morro da Vargem, o acordo prevê ainda treinamentos e capacitações de equipes técnicas; gestão de Programas Ambientais; formação e capacitação de educadores ambientais, entre outras ações.

“Para viabilizar as questões ambientais e sensibilizar a sociedade é muito importante contarmos com parcerias como a do Mosteiro. Quando a gente consegue, os resultados surgem e alcançamos cada vez mais pessoas”, explicou o diretor presidente do Iema, Tarcísio Föeger.

Comunicação Seama/Iema:
Amanda Amaral – (27) 3636-2591/9977-1012
Mariana Salume – (27) 3636-2592/ 9844-4831
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees

Assessoria de Comunicação/ Sedu
Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni
Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706
E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ pmssilva@sedu.es.gov.br
Texto: Paula Maria Santos Silva