24/10/2009 13h09 - Atualizado em 05/10/2016 17h03

Espírito Santo realiza 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental

Começa nesta segunda-feira (26) a 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (I Cesa/ES) – Saúde e Ambiente vamos cuidar da gente. A programação se estende até a terça (27), no Sesc de Guarapari, e vai reunir representantes de vários segmentos de todos os municípios capixabas. A etapa estadual tem como meta definir as diretrizes para a política pública integrada no campo da saúde ambiental e o papel de cada setor envolvido.

Com o tema “A Saúde Ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”, a conferência tem o objetivo de reunir, discutir e selecionar as propostas que serão levadas para apreciação e aprovação na nacional de forma mais regionalizada. Além disso, serão selecionados os 29 delegados indicados pelas representações.

A Cesa/ES vai envolver os trabalhos atribuídos a três secretarias de Estado – Saúde (Sesa); Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e a de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) – e os institutos Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com a referência técnica da Sesa, Gilsa Rodrigues, as etapas macrorregionais facilitaram a visibilidade dos problemas e propostas de forma mais local. “Como reunimos, anteriormente, por região, passamos a enxergar ainda mais de perto as ações. É uma forma de descentralizar e garantir a participação de todos”, destacou. Os encontros nas macrorregionais Norte, Centro e Sul aconteceram nos últimos dias 16, 17 e 20 de outubro.

A secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Maria da Glória Brito Abaurre, e a diretora-presidente do Iema, Sueli Passoni Tonini, participam da solenidade de abertura da 1º Conferência Estadual de Saúde Ambiental (Cesa/ES).

Maria da Glória ressalta a importância do envolvimento da sociedade nesta discussão. “O Estado tem promovido a transversalidade do meio ambiente em todas as áreas do Governo, demonstrando a importância deste setor. Tratar deste assunto em uma conferência é de extrema relevância para que este processo de construção de políticas de saúde ambiental se caracterize como um avanço da sociedade”, afirmou.

Conferências

Na etapa Estadual, haverá nova seleção de propostas e delegados – num total de 29 – que irão participar da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (I CNSA), entre os dias 15 e 18 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Os 29 delegados serão representantes de movimentos sociais, trabalhadores e empresarial; ONGs; academias; e poderes públicos Municipal e Estadual. Os eixos abordados durante todas as etapas das Conferências são: ‘Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta’; ‘Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios’; e ‘Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para construção de territórios sustentáveis’.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Fernanda Porcaro/Karlla Hoffmann