06/09/2013 09h39 - Atualizado em 05/10/2016 17h29

Espírito Santo elege 20 prioridades sobre Resíduos Sólidos em conferência estadual

O Estado do Espírito Santo realizou, nos últimos dias 04 e 05 de setembro, em Guarapari, a IV Conferência Estadual de Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), no Centro de Convenções do Sesc de Guarapari. Após formação da mesa, houve a leitura do regimento da Conferência. A Conferência Estadual elegeu 20 propostas, divididas em quatro eixos temáticos que representarão o Estado na etapa nacional, e contou com a participação de 150 delegados eleitos nas regionais e cerca de 50 convidados, totalizando assim 200 pessoas.

De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel, as propostas obtidas durante o evento serão levadas para o Governo do Espírito Santo podendo se tornar políticas estaduais de Meio Ambiente. “O Estado que é pioneiro com a criação do “Espírito Santo Sem Lixão”, dá mais um passo na questão de resíduos sólidos”, ressaltou a secretária.

O Espírito Santo conta com quatro aterros sanitários privados localizados nos municípios de Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz. No município de Colatina existe um aterro sanitário municipal que atende à cidade e ao município de São Roque do Canaã.

O secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Carlos Klink, que participou da abertura da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente falou sobre a importância da discussão e da representatividade do Espírito Santo no cenário nacional com a iniciativa de eliminar os lixões no Estado até agosto de 2014. “O Espírito Santo é pioneiro na questão de resíduos sólidos e toda a discussão que for levantada nesta conferência será de relevância para a discussão nacional”, disse o representante do MMA.

Na ocasião foram eleitos 30 delegados que irão representar o Estado na IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que acontecerá nos dias 24 a 27 de outubro, sendo: 12 representantes da sociedade civil, nove do setor empresarial, seis do setor público e três das comunidades tradicionais e povos indígenas.

Delegação Capixaba

O evento contou com 150 delegados de 33 municípios capixabas – 69 são da sociedade civil, 49 do poder público e 22 do setor empresarial e 10 das comunidades tradicionais. Os delegados foram escolhidos durante as quatro conferências regionais, que ocorreram nos meses de julho e agosto.

Entre as 20 propostas que irão representar o Espírito Santo, estão o incentivo ao aproveitamento de rejeitos, a implantação de uma política de logística reversa eficiente, garantia de qualidade de trabalho para os catadores e o fortalecimento das políticas de educação ambiental.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema Amanda Amaral (27) 3636-2591/9977-1012 e Mariana Salume (27)3636-2592/ (27) 9711-3807, meioambiente.es@gmail.com Texto: Mariana Salume