21/12/2009 15h20 - Atualizado em 05/10/2016 17h04

Espírito Santo dá um passo importante para o avanço da Ciência e Tecnologia

O Governo do Estado assinou, nesta segunda-feira (21), o Termo de Doação do Morro da Companhia, localizado em Cariacica. O evento, realizado no Palácio Anchieta, cumpriu a primeira etapa para a implementação do Centro de Pesquisas, Inovação e Desenvolvimento (CPID), uma histórica reivindicação de pesquisadores e gestores capixabas.

A cerimônia do acordo de cooperação entre o Governo do Espírito Santo e a empresa Vale teve início às 9h30 e contou com a presença do governador, Paulo Hartung, da secretária de Estado do Meio Ambiente, Maria da Glória Brito Abaurre, da presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Sueli Passoni Tonini, do diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Guerino Balestrassi, além da participação de representantes da Vale e das prefeituras de Vila Velha, Serra, Cariacica e Vitória.

A doação do terreno permitirá a implantação de um centro de excelência no Estado. O CPID será parte da infraestrutura para a realização de pesquisas e desenvolvimento de projetos científicos. Também será um instrumento estratégico para a consolidação e suporte tecnológico às atividades industriais.

“A doação da área do Morro da Companhia consolida uma ocupação nobre e de forma ordenada, não só pela presença das instalações da Seama e do Iema, que vem crescendo com a reforma de mais três prédios, mas porque está prevista a construção de uma área para o Centro de Pesquisas, onde futuramente todos os laboratórios do Instituto estarão concentrados”, destacou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Maria da Glória.

De acordo com o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, esta é mais uma grande oportunidade para que o setor público e o setor produtivo formem grandes parcerias, tornando a vida dos capixabas melhor, através da competitividade de suas empresas e a capacidade de inovação de empreendedores e pesquisadores. “É um momento marcante para o Espírito Santo. É o início de novos tempos. Vamos incentivar, de múltiplas formas, o desenvolvimento dos potenciais do Estado", considerou Foletto.

A estrutura do Centro de Pesquisa comportará o Laboratório de Caracterização Física, Química e Microbiológica; Análise Ambiental; Informações sobre Água e Desenvolvimento Regional; Laboratório de Ensaios Não-Destrutivos; Pesquisa e Implementação de Técnicas Avançadas de Diagnóstico e Controle Aplicados a Processos Industriais do Espírito Santo; Planejamento e Análise do Desempenho para Redes Multimídia: Aplicação no Contexto de Cidades Digitais.

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein /Amanda Amaral