Para conter três focos de incêndio que atingiram, na tarde de domingo (17), a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari, 15 técnicos do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) estão no local para controlar o fogo, que queimou aproximadamente 10 hectares da região.
Localizado ao lado da APA, o Parque Estadual de Paulo César Vinha (PEPCV) não teve sua área atingida. As causas do incidente estão sendo investigadas pelo Corpo de Bombeiros, que também atua na contenção do fogo.
No momento, as equipes presentes no local trabalham no rescaldo do incêndio para evitar que as chamas reascendam principalmente por conta dos ventos ao final da tarde.
As Unidades de Conservação (UCs) do Estado contam com uma equipe de técnicos do Iema capacitada para atuar, em um primeiro momento, no controle ao fogo. Ao longo de 2009, as unidades estaduais receberam equipamentos especializados para o combate a incêndios.
“Além da ajuda do Corpo de Bombeiros, este foi um dos fatores que contribuiu para o controle do fogo. Caso contrário, a situação poderia ser bem pior”, destacou o gerente de Recursos Naturais do Iema, Marcos Sossai.
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3491 / 9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com