Mais de 200 pessoas participaram, nesta terça-feira (21), da entrega do Prêmio Ecologia 2006 que aconteceu, às 9h30, no Palácio Anchieta. Durante a cerimônia a secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, destacou o crescimento do número de inscrições do Prêmio. “Em 2004, por exemplo, tivemos pouco mais de 50 e este ano chegamos a 240 inscritos. Isso demonstra o interesse da sociedade em ações ambientais” afirma a secretária.
Como acontece em todas as edições, os ganhadores só foram revelados na hora da premiação, o que gera bastante expectativa. Um dos momentos de emoção dos participantes foi a apresentação do Projeto Orquestra Multidisciplinar de Garrafas, que foi um dos ganhadores do Prêmio em 2005 na categoria Educacional. Ao comando do maestro Rodrigo Batalha, os participantes executam músicas utilizando como instrumentos garrafas pets.
O primeiro colocado, de cada categoria, foi premiado com um computador, o segundo com uma televisão e o terceiro com uma máquina fotográfica digital. Também foram sorteadas duas viagens com acompanhante entre todos os participantes da competição. A viagem para Bonito, no Mato Grosso do Sul, foi para Sinval Marques. Já para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, quem ganhou foi Florindo Braga.
Os vencedores deverão retirar os prêmios na TV Vitória, da Praia do Canto, parceira do Prêmio Ecologia.
Prêmio Ecologia
O Prêmio Ecologia é o reconhecimento e incentivo a pesquisas, projetos, atividades, obras e empreendimentos que se destacaram na área ambiental, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado. É uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Para garantir a lisura do processo de julgamento dos trabalhos, todos os participantes são identificados por pseudônimos.
Conheça as categorias e os ganhadores do Prêmio Ecologia 2006:
Categoria Educacional - Destina-se a projetos, experiências aplicadas em escolas municipais, estaduais e particulares do Estado, abrangendo o ensino fundamental e médio.
1º lugar - Escola Estadual de Educação Especial Oral e Auditiva – Projeto: Estratégias Diversificadas de Estudo do Meio Capazes de Promover o Aprendizado das Ciências da Natureza em Alunos com Deficiência Auditiva .
2º lugar – Escola Municipal de Ensino Fundamental Isaura Marques da Silva – Projeto: Uma Proposta de Trabalho para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais - Reflexões Sobre a Poluição do Planeta Enfocando o Manguezal.
3º lugar – Unidade Municipal de Ensino Fundamental Cecília Marchesi Pavesi – Projeto: S.O.S Manguezal.
Categoria Organização Não Governamental - Destina-se a entidades não governamentais que tenham trabalhos relevantes e inéditos na área ambiental e de Recursos Hídricos no Espírito Santo.
1º lugar - Instituto Jacuném – Projeto: Programa de Monitoramento da Lagoa Jacuném.
2º lugar – Instituto Roberto Carlos Kautsky – Projeto: Reciclando com Cidadania.
3º lugar – Associação Colatinense de Defesa Ecológica – Projeto: Visão da Biodiversidade
Categoria Experiência de Sucesso - Destina-se a apresentação de experiências que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental e práticas sustentáveis que possam servir de modelo nas áreas de preservação de ecossistemas, turismo, culinária, obras de arte e literárias, dentre outras;
1º lugar – Marca Ambiental – Projeto: Coleta Seletiva para Unidades de Escritórios - Exemplo Marca Ambiental.
2º lugar – Prefeitura Municipal da Serra – Projeto Florescer - "Adote o seu Pedacinho do Planeta".
3º lugar - Geraldo Maria Izoton – Projeto: Aproveitamento de Água da Chuva.
Categoria Pesquisa - Destina-se ao público que tenha Projetos e Pesquisas Técnicas e Científicas elaborados e/ou em execução na Área Ambiental no ES
1º lugar – Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save) - Projeto Ecologia da Saíra-Apunhalada (Nemosia rourei) na Mata Atlântica da Região Serrana do Espírito Santo.
2º lugar – Jacimar Luiz de Souza - Projeto Agricultura Orgânica - Uma Alternativa à Crise Energética Global.
3º lugar – Eugenio José Agrizzi, Mauto L.T. Corrêa, João Bosco Reis da Silva, e Jaime W. V. de Mello - Projeto Avaliação da Eficiência Técnica e Riscos Ambientais do Uso de Escórias LD como Corretivo da Acidez de Solos para Cultivos de Soja e Cana-de-Açúcar.
Categoria Empresarial - Destina-se a empresas que possuam projetos aplicados e desenvolvidos na área ambiental no ES.
1º lugar – Belgo-Arcelor Brasil - Projeto Artefatos para Pavimentação e Blocos de Concreto não Estruturais Ecológicos.
2º lugar – Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) - Projeto Remoção da Biomassa Fitoplanctônica do Reservatório Duas Bocas (ES) Através do Sistema de Flotação Seguida de Filtração Rápida.
3º lugar – Venac Veículos Nacionais Ltda - Projeto Viver e Crescer, a empresa.
Categoria Fotografia Amadora - Destinada a fotógrafos amadores com trabalhos inéditos sobre temas ambientais.
1º Lugar - Foto “Crepúsculo” - Daniel Francisco de Araujo.
2º Lugar - Foto “Frágil” - Luiza Gonçalves Stefanini.
3º Lugar - Foto “No Detalhe do Descaso” - Antônio Elias Salomão Bosquê Junior
Categoria Fotografia Profissional - Destinada a fotógrafos profissionais com trabalhos inéditos sobre temas ambientais.
1º Lugar - Foto “A Garça do Manguezal” - Thiago dos Santos Guimarães.
2º Lugar - Foto “Passando por cima da Natureza” - Gabriel Rangel Lordêllo dos Santos Souza.
3º Lugar - Foto “Ilustre Companheiro” - Nestor Pedro Müller.
Categoria Jornalismo - Destina-se a profissionais e empresas da área de comunicação e jornalismo que tenham realizado documentários, matérias publicadas e afins pertinentes, relevantes e inéditos na área ambiental no ES.
1º Lugar - Reportagem Descarte Correto de Pilhas e Baterias - Marialina Côgo Antolini
2º Lugar - Reportagem Vídeo de Apresentação do Rio Jucu - William de Oliveira.
3º Lugar - Reportagem Catadores - Thaíssa Costa Duarte.
Categoria Desenho Infantil - Destina-se a alunos de escolas públicas e privadas que tenham desenvolvido desenhos com temas ambientais.
1º Lugar - Desenho Vamos Preservar o Meio Ambiente para não Destruir a Vida - Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Luiz da Grã - Autor do Desenho: Breno Goltara.
2º Lugar - Desenho A Natureza Cabe em uma Folha de Papel? Cabe Ao Homem Decidir - Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Izabel Falcheto - Autora do Trabalho: Luisa Falcheto Bertoldi.
3º Lugar - Desenho Preserve o Meio Ambiente - Fundação Bradesco - Autora do Trabalho: Jennifer Rosman Zambon
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Seama
Djeisan Lettieri
Tels: (27) 3136-3491 / 3136-3495
E-Mails:comunicacao@seama.es.gov.br