17/06/2011 12h55 - Atualizado em 05/10/2016 17h11

Entidades se unem para limpeza no manguezal de Guarapari

Com o objetivo de coletar resíduos que poluem as áreas marinhas de Guarapari, será realizado neste sábado (16) um mutirão de limpeza no manguezal localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D’Ostra. Devido à relevância ambiental da região, a organização do evento estimula também a participação voluntária.

O evento é promovido pela Sociedade Gaya Religare, pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Associação de Moradores dos bairros de Jabaraí e de Concha D’ Ostra, ONG Força Verde e pela Prefeitura do município. Os interessados podem se apresentar na Praça da Gratidão, localizada no centro de Guarapari. A saída está programada para as 8 horas.

A primeira ação aconteceu no dia 11 de junho, nos manguezais dos bairros de Jabaraí e Perocão. Os voluntários recolheram 1,5 toneladas de lixo. Entre os resíduos encontrados estavam, principalmente, pneus de automóveis, garrafas PET, plásticos e pedaços de madeiras. Por ser um ecossistema muito importante, o manguezal funciona como um berçário natural para o desenvolvimento de muitas espécies de animais e plantas.

Para dar mais suporte à ação, neste sábado (18) serão disponibilizados três barcos e uma escuna para o desenvolvimento do trabalho. Além disso, o mutirão de limpeza contará com o apoio de agentes da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Prefeitura de Guarapari.

Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral