brasão Governo do Estado Espírito Santo
IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente

Encontro em Itaúnas promove diálogo entre pesquisas acadêmicas e saberes da comunidade

Publicado em: 06/11/2026 15h54 - Atualizado em: 06/11/2026 15h55
Encontro em Itaúnas promove diálogo entre pesquisas acadêmicas e saberes da comunidade

O compartilhamento de pesquisas acadêmicas e a valorização dos conhecimentos da comunidade de Itaúnas marcaram o encontro “Da Comunidade para a Pesquisa, da Pesquisa para a Comunidade”, realizado na última quarta-feira (4), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como parte da programação de aniversário de 35 anos do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), celebrado no próximo domingo (8).

A atividade foi realizada no âmbito do Mês da Consciência Negra, que tem como tema “Trabalho, Cultura e Pertencimento”. A proposta foi promover o diálogo entre a produção acadêmica e as experiências de quem vive no território, dando visibilidade às pesquisas desenvolvidas em Itaúnas e às memórias que ajudam a contar a história da comunidade.

O encontro reuniu pesquisadores, representantes das secretarias municipais de Educação e Cultura, mestres da cultura local, moradores e estudantes da Escola Dunas de Itaúnas. A troca de conhecimentos permitiu aproximar diferentes perspectivas sobre o patrimônio cultural da região, reconhecendo a importância da ancestralidade, dos saberes tradicionais e da participação comunitária na preservação dessa história.

Para a pedagoga que atua no Parque Estadual de Itaúnas, Veratriz Souto, iniciativas como essa contribuem para aproximar a produção de conhecimento da realidade local e fortalecer o reconhecimento da história da comunidade.

“É fundamental que as pesquisas realizadas em Itaúnas retornem à comunidade e sejam compartilhadas com as pessoas que fazem parte dessa história. Quando promovemos esse diálogo, também criamos oportunidades para que as novas gerações conheçam suas raízes e compreendam a importância de preservar o patrimônio cultural e ambiental do lugar onde vivem”, destaca.

Texto: Victor Mattedi

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / (27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES