26/03/2012 14h15 - Atualizado em 05/10/2016 17h17

Eleições de conselheiros das Unidades de Conservação de Guarapari vão até quinta-feira (29)

Até quinta-feira (29) será definida a nova composição dos Conselhos Consultivos do Parque Estadual Paulo César Vinha e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, localizados em Guarapari. O objetivo é promover a participação da sociedade na gestão dessas Unidades de Conservação (UCs).

As plenárias promovidas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) ocorrem nesta terça (27), quarta (28) e quinta-feira (29). Todas começam a partir das 18 horas na Secretaria Municipal de Educação de Guarapari, no bairro Sol Nascente.

Serão 20 titulares e seus respectivos suplentes que irão atuar durante dois anos nos Conselhos Consultivos. Nos dias 20 e 21 de março foram eleitos os representantes para os segmentos “associações de moradores” e “iniciativa privada, comerciantes e sindicatos rurais”.

As instituições titulares serão: Associação de Moradores do Bairro Recanto da Sereia, Associação de Moradores de Jaboticaba, Concessionária Rodovia do Sol S.A. e Imobiliária Garantia. Já as vagas suplentes foram preenchidas por: Associação Unisol, Associação de Moradores da Grande Setiba, Central de Tratamento e Resíduos de Vila Velha, e Torezani Empreendimentos.

Esta semana, serão escolhidos os novos membros para os segmentos “entidades ambientalistas”, “instituições de ensino e pesquisa”, “setor de esportes, recreação e turístico” e “representações de pescadores”. O poder público já tem cadeiras pré-definidas por lei.

A posse dos novos membros está prevista para a primeira quinzena de abril.

Conselhos

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC - Lei número 9985/ 2000) determina a participação das populações locais na criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação (UCs). Também estão entre os objetivos dos Conselhos a análise, acompanhamento, aprovação e reformulação do Plano de Manejo das UCs.

Serviço:
- Processo eleitoral dos Conselhos Consultivos do Parque Estadual Paulo César Vinha e da APA de Setiba.
- Datas:
Terça-feira (27) - Entidades ambientalistas.
Quarta-feira (28) - Instituições de ensino e pesquisa.
Quinta-feira (29) - Setor de esportes, recreação e turístico; representações de pescadores.
- Horário: 18 horas.
- Local: Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Guarapari. Avenida Santa Clara, nº 13, Sol Nascente, Guarapari.

Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral