Educação Ambiental

Projetos

  • Projeto Trilha Cidadã

Desde 2012 o Projeto Trilha Cidadã visa promover a inclusão social e qualidade de vida aos visitantes das Unidades de Conservação, pelos benefícios do contato com a natureza, através de atividades de trilhas interpretativas.

Atendendo à Política Estadual de Educação Ambiental no que se refere ao respeito às diferenças e aos direitos humanos beneficia grupos de pessoas com deficiência, transtornos mentais, dependentes químicos e idosos.

Em parcerias com instituições educacionais, assistenciais e de saúde o Projeto Trilha Cidadã funciona no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha - PEPCV (Guarapari) e no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça - PECF (Alegre).

Com profissionais treinados para o acolhimento do público beneficiado, as visitas aos parques podem oferecer ao visitante mapa tátil, catálogo tátil de pegadas, trilha que permite circulação da cadeira de rodas e cadeira de rodas adaptada para terrenos acidentados.

Para participar deste projeto e realizar visitas com grupos, a instituição interessada deverá fazer contato com a Gerência de Educação Ambiental através do endereço: gea@iema.es.gov.br ou pelo telefone: (27) 3636-2584.

 

  • Biblioteca Itinerante - Borboletras

Iniciado em 2011, com a necessidade de ampliar o acesso a informação sobre Unidades de Conservação, o Projeto Biblioteca itinerante é desenvolvido e disponibilizado às escolas da região pela Banca Literária Ambiental - BLAP.

A ABLAP possui um acervo com títulos e temas variados, acompanhado de material exclusivo e um Diário de Bordo, onde a criança registra o que leu e qual sua opinião. A cada três registros ele recebe um pacote de figurinhas com a fauna e a flora das Unidades de Conservação.

Para a dinamização do acervo, com contação de histórias, concursos, oficinas e outras atividades, surgiu o Projeto Borboletras que atua juntamente com as Bibliotecas Itinerantes com ações pontuais, planejadas anualmente, no intuito de ampliar ainda mais a participação mais divertida.

 

O Projeto Biblioteca Itinerante atende às seguintes Unidades de Conservação:

  • Parque Estadual de Itaúnas
  • Parque Estadual de Pedra Azul
  • Reserva Biológica de Duas Bocas
  • Parque Estadual de Forno Grande
  • Parque Estadual Paulo César Vinha
  • Parque Estadual de Mata das Flores
  • Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça

  • Prêmio Ecologia

O prêmio Ecologia foi criado pelo Decreto Estadual nº 7.462-E, de 21 de julho de 1999, sendo uma iniciativa da Seama, com apoio do Iema e AGERH, e atualmente em parceria com a Rede Vitória de Comunicação. O objetivo é reconhecer e incentivar pesquisas, projetos, atividades e obras que se destacaram na área socioambiental capixaba, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado do Espírito Santo.

Mais informações sobre o Prêmio Ecologia estão no site da SEAMA.

Atualizado em 26/06/2018

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard