Brincadeiras infantis, histórias e conscientização ambiental para comemorar o Dia das Crianças, no Parque Estadual de Itaúnas. A ação é um projeto da Gerência de Educação Ambiental, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). As atividades serão realizadas neste sábado (12), na Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, e o objetivo é promover a integração da comunidade com a Unidade de Conservação do Parque, além de levar entretenimento para as crianças da região.
A ação fará um resgate das brincadeiras de criança como brincadeira de roda, jogo de memória, elástico e jogos coletivos. “Serão brincadeiras que necessitam de poucos recursos, atividades que só podem ser desenvolvidas em grupo estimulando a interação entre as crianças da região. É fazer com que as crianças redescubram as brincadeiras coletivas”, declarou a gerente de Educação Ambiental do Iema, Giuliana Calmon.
No final da programação, as crianças que participarem da ação de confraternização irão participar do sorteio de kits com quebra-cabeça com a estampa do macaco muriqui, jogo da memória com animais da fauna capixaba, além de máscaras com desenhos de macaco, borboleta e onça pintada, uma parceria com o projeto Corredores Ecológicos.
Os motivos com animais da fauna espírito-santense é uma das maneiras de fazer com que as crianças possam reconhecer os animais característicos do Estado por meio de brinquedos lúdicos, promovendo a educação ambiental na região e reforçando a identidade dos recursos naturais locais.
Programação:
8:30 – Abertura
9:00 – Resgate de brincadeiras
9:30 – Lanche
10:00 – Contadores de história
11:00 – Exibição de curtas
12:00 – Sorteio dos kits
O kit:
- Máscara: crianças de 04 a 07 anos – irão utilizar a máscara como brinquedo, aprendendo de forma lúdica sobre a fauna local, e desenvolvendo a sensibilidade voltada para a preservação das espécies nativas. O fato de contar os animais utilizados no baú da Biblioteca Itinerante, potencializa também, uma ação já realizada pelo IEMA, como forma de criar conscientização e consciência ambiental;
- Quebra cabeças: crianças de 04 a 10 anos - o objetivo é fomentar, de forma lúdica e recreativa, práticas ambientalmente saudáveis. A ideia da “construção” deve estar presente no processo de união das peças do quebra cabeça e o produto final é entendido enquanto uma metáfora de uma sustentabilidade construída de forma coletiva, passo a passo e de um a um;
- Jogo de Memória: crianças de 04 a 10 anos - O jogo de memória, por contar com ilustrações de práticas ambientalmente saudáveis, visa conscientiza os pré adolescentes em relação a adoção de práticas consumo sustentáveis, em consonância com a ideia de uma desenvolvimento sustentável que garanta as condições de vida para as gerações futuras.
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema:
Amanda Amaral – (27) 3636-2591/9977-1012
Mariana Salume – (27) 3636-2592/ 9844-4831
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteEs
Twitter: @meioambientees