Governo do Estado do Espírito Santo
04/04/2009 10h33 - Atualizado em 05/10/2016 16h53

Ecoturismo: Corpo de Bombeiros alerta sobre riscos e cuidados importantes

Com o início do outono, tradicionalmente o ecoturismo começa a seguir outros destinos. As praias, que são o maior apelo durante o verão, dão lugar a opções como trilhas, matas, lagoas e cachoeiras. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) alerta a população sobre os riscos de acidentes durante passeios ecológicos.

Só em 2008, a Corporação registrou 25 casos de salvamentos em locais como matas, reservas florestais ou regiões elevadas. Geralmente são pessoas que se descuidam e acabam por se perder. Neste ano, já foram contabilizadas seis ocorrências dessa natureza.

Com o objetivo de preparar sua equipe para atender este tipo de demanda, o CBMES desenvolve regularmente aulas práticas em regiões montanhosas e manguezais, além de locais como os parques estaduais da Pedra Azul e do Forno Grande, o Morro do Moreno, a Pedra dos Dois Olhos, o Mestre Álvaro e o Parque do Caparaó.

Cachoeiras

Ao frequentar cachoeiras, é preciso tomar cuidado para não escorregar nas pedras lisas. Quem quiser pular de alguma pedra em poços naturais tem que saber a profundidade e se não há nenhuma pedra ou troncos de árvores escondidos embaixo da água.



Foto: Luana Rebouças



Uma dica é procurar conhecer pessoas que já saltaram e perguntar se o local é seguro para realizar o pulo. Outra precaução importante é com os riscos de “trombas da água” (aumento do volume de água numa velocidade muito rápida), que costuma ocorrer no verão, com as fortes chuvas e em rios longos.

Trilhas

Durante as trilhas, é importante tomar cuidado para não se perder, principalmente se a mata for fechada. Deve-se conhecer como é o percurso, o grau de dificuldade e o tempo de duração. É recomendável utilizar tênis confortável e caminhar em grupos de cinco ou seis pessoas. Os mais lentos devem ir à frente e os outros tendem a seguir o ritm, sem ultrapassá-los.



Nas decidas muito íngremes é melhor descer de frente para o morro, apoiando-se em árvores ou em raízes, olhando entre as pernas para ver onde pisa. Para evitar quedas nas subidas, preste atenção no pé que serve de apoio.

Os objetos importantes durante a trilha são: um cantil para água; uma mochila pequena para levar lanches, frutas, barras de cereal, estojo de primeiros socorros (se algo de grave acontecer); uma lanterna (sempre é bom levar, principalmente se você for fazer a trilha à tarde); e sacos plásticos para depositar o lixo.

Durante a caminhada nas cavernas, procure guias locais, principalmente se a caverna tiver grande extensão. Leve pilhas e lanternas boas. Entre sempre em grupos e não se separe do restante. Se a caverna tiver água, preste atenção no tempo, pois se chover forte, a caverna poderá encher de água, o que pode ser fatal. Não mexa nas formações rochosas, pois são frágeis e um simples toque poderá danificá-las. Procure não fumar nas cavernas e nas trilhas, para evitar incêndios.

No caso de acampamentos, é bom ficar atento aos fogareiros e fogueiras próximas da barraca. A escolha um bom local para montar sua barraca é essencial. Repare se o terreno é plano e procure não montar sua barraca debaixo das árvores, pois podem cair galhos se houver fortes ventos e, além disso, a árvore é um pára-raios natural.

Além disso, evite montar a barraca muito próximo às margens de rios e lagos, pois se ocorrerem fortes chuvas, poderá haver inundações.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein – (27) 3136-3491/ 9972-4492
E-mail: meioambiente.es@gmail.com

Assessoria de Comunicação/CBMES
Samuel Rodrigues Barboza - Tenente Coronel
Tel.: 3137-4434
E-mail: bm5emg@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard