28/11/2011 17h26 - Atualizado em 05/10/2016 17h13

Ecoárea Jequitibá Rosa realiza seminário do Projeto Ecoar

O próximo seminário regional do Projeto Escola, Comunidade, Ambiente e Responsabilidade (Ecoar) será realizado, nesta terça-feira (29), em João Neiva. Serão apresentadas as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas na Ecoárea Jequitibá Rosa. O evento é organizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Aracruz e Ibiraçu também fazem parte desta Ecoárea. São esperadas 100 pessoas, entre elas: gestores das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação e professores de 13 escolas dos municípios participantes.

Foram convidados representantes das equipes das Unidades de Conservação (UC) Reserva Biológica de Duas Bocas e do Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), bem como do Pólo de Educação Ambiental “Mosteiro Zen Budista Morro da Vagem”.

Na ocasião, haverá uma palestra com o tema “Resíduos Sólidos Urbanos” e serão realizadas diversas atividades culturais com estudantes, como danças e teatro.

O objetivo é apresentar os resultados obtidos com os workshops realizados desde o mês de agosto em todas as Ecoáreas do Grupo Unidades - que representa a segunda fase do projeto Ecoar e está sendo executada pelo Instituto Ecos, com patrocínio da Arcelor Mittal.

Neste ano, a Ecoárea Pedra Azul e a Cricaré-Cotaxé já realizaram seus seminários, em Venda Nova do Imigrante e Mucurici, respectivamente. Os outros encontros regionais serão realizados na Ecoárea Parque de Itaúnas e Pontões Capixabas.

Projeto Ecoar

O projeto do Iema incentiva a promoção de ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de UCs, e a participação em Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos de unidades, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais.

Além da Jequitibá Rosa, compõem o Grupo Unidades as Ecoáreas: Parque de Itaúnas, Cricaré-Cotaxé, Pedra Azul e Pontões Capixabas com sedes, respectivamente, em Conceição da Barra, Barra de São Francisco, Marechal Floriano e Pancas.

Em 2009, houve a primeira fase do Projeto, com a participação de 25 municípios compondo o Grupo Corredores (Ecoárea Saíra Apunhalada, Córrego do Veado, Guanandy, Pedra do Elefante, e Complexo Centro Norte Serrano).

Está no próximo mês um seminário estadual de Educação Ambiental que envolverá os participantes da primeira e segunda fase do Ecoar. Já a terceira fase está prevista para o início no primeiro semestre de 2012.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral