26/09/2011 02h23 - Atualizado em 05/10/2016 17h12

Ecoárea Itaúnas apresenta trabalhos de educação ambiental

Será realizado nesta terça-feira (27) o workshop na Ecoárea Parque de Itaúnas para apresentação dos trabalhos práticos resultantes do curso promovido pelo projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar), coordenado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Além de Conceição da Barra, também participam representantes de Jaguaré, Mucurici, Sooretama e São Mateus. Os trabalhos de Educação Ambiental foram desenvolvidos por professores de escolas dos municípios da Ecoárea em questão e deviam ter intervenção nas comunidades de abrangência destas instituições.

Eles começaram a ser elaborados no dia 02 de setembro, durante curso da segunda fase do Ecoar, realizado na sede do Parque de Itaúnas. Além das Ecoáreas Jequitibá Rosa, Pedra Azul e Itaúnas, haverá também workshop nas outras regiões do projeto.

O evento irá contar com a presença de 70 pessoas. Além dos educadores, também participam analistas da Gerência de Educação Ambiental do Iema, gestores das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação, Projeto Tartarugas Marinhas (Tamar) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também estarão participando na ocasião.

Projeto Ecoar

O Ecoar é desenvolvido pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Iema, e visa a contribuir para a conscientização ambiental e o desenvolvimento da Política Estadual de Educação Ambiental em todo o Espírito Santo.

O projeto também tem a intenção de promover ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas e a criação de Unidades de Conservação (UCs), além de estimular a participação em Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos de unidades, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais.

Atualmente, está sendo desenvolvida a segunda fase Ecoar, representada pelo grupo Unidades e executada pelo Instituto Ecos, com patrocínio da ArcelorMittal Tubarão. Compõem o Grupo Unidades as Ecoáreas: Pontões Capixabas, Parque de Itaúnas, Jequitibá Rosa, Pedra Azul e Cricaré-Cotaxé.
Suas sedes estão localizadas respectivamente nos municípios de Pancas, Conceição da Barra, João Neiva, Marechal Floriano e Barra de São Francisco.

Já foram realizados cinco cursos no Polo de Educação Ambiental Guaçu-Virá, em Venda Nova do Imigrante; na Câmara de Vereadores de João Neiva; no Parque Estadual de Itaúnas (PEI); na Casa da Cultura de Barra de São Francisco e no Retiro de São Bento, em Pancas.

Esta segunda fase prevê, até o final de 2011, um seminário regional sobre Educação Ambiental em cada Ecoárea e um seminário estadual cujo objetivo é envolver todos os participantes. A terceira fase será realizada com o grupo Grande Vitória/Sul/Caparaó e tem previsão de início ainda este ano.

Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral