Governo do Estado do Espírito Santo
27/03/2015 11h11 - Atualizado em 05/10/2016 17h35

Dia da Água: Parque Paulo César Vinha promove atividades para mais de 450 alunos

O Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), situado em Setiba, Guarapari, já envolveu 335 alunos em atividades de conscientização na preservação e economia da água desde o último dia 16 e, outros 125 estudantes de escolas da região também vão participar das atividades na próxima semana. As ações de educação ambiental foram planejadas com tema “Rio Una” em comemoração pelo Dia Mundial da Água, celebrado anualmente no dia 22 de março, e são realizadas nas escolas.

A proposta do parque é sensibilizar ambientalmente a comunidade escolar do entorno da Unidade de Conservação (UC) que é gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Já participaram da programação do Dia da Água as escolas Otávio Pinto Ribeiro, Eugênio Deoclécio Borges e Campo Grande. As próximas contempladas pela programação serão a Celita Bastos Garcia, nesta sexta-feira (27), e a João Batista Celestino na próxima terça-feira (31) e quarta-feira (01).

O Rio Una passa pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba e sua bacia abrange as comunidades onde as cinco escolas participantes da programação estão inseridas. Segundo a técnica de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos do parque, Juliana Dias Salgueiro, “é importante levar o conhecimento acerca desse recurso hídrico para esses alunos, pois, assim eles serão multiplicadores das informações adquiridas e toda a comunidade saberá como proteger e preservar o Rio Una”, afirma.

Durante a palestra em cada escola, foi feita uma experiência que mostra a importância da vegetação para as nascentes e na proteção do solo contra a erosão e prevenção do assoreamento.

“Foi usado um flanelógrafo e fotos para demonstrar as agressões sofridas pelo Rio Una nas comunidades por onde ele passa. Para maior interação com os alunos realizamos o Jogo do Rio, que consiste em perguntas e respostas sobre as informações repassadas nas atividades anteriores sobre o rio em que as peças do jogo são os próprios alunos”, explica a técnica Juliana.


Divulgação Iema

A técnica Juliana realiza experiência para mostrar a importância da vegetação para as nascentes e na proteção do solo contra a erosão e prevenção do assoreamento



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