18/11/2011 16h56 - Atualizado em 05/10/2016 17h13

Definidas as instituições que vão compor colegiados do meio ambiente a partir de 2012

As entidades ambientalistas, instituições dos usuários de água (irrigantes, indústrias e companhias de saneamento) e organizações de recursos hídricos que irão compor os colegiados ligados ao meio ambiente no Espírito Santo durante os próximos dois anos, foram definidas nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18). O próximo passo será a escolha dos nomes dos representantes que irão participar dos conselhos. As indicações devem ser oficializadas no início de 2012.

As Assembleias Eleitorais do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) e de seus Conselhos Regionais (Conrema), e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) foram realizadas na sede do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em Cariacica.

Nesta sexta-feira (18) foram escolhidas as associações de irrigantes e companhias municipais de água e esgoto, que representam os segmentos de usuários de água, e que não possuíam cadeira definida no Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Já na quinta-feira (17) foram escolhidas as entidades ambientalistas que irão compor o Consema, os Conremas e o Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Apenas o Conrema II não definiu representação para o próximo biênio. Ou seja, ainda há possibilidade de outras instituições requererem duas cadeiras neste colegiado.

As Organizações Civis de Recursos Hídricos que terão cadeira no CERH na gestão 2012/2013 também foram escolhidas. Esta categoria é composta por entidades ligadas às Bacias Hidrográficas (consórcios, associações intermunicipais e comitês), conselhos regionais de categorias profissionais, instituições de ensino superior ou de pesquisa, e associações de usuários de água.

Os critérios de elegibilidade foram definidos por meio de três editais, publicados no dia 10 de outubro no Diário Oficial do Espírito Santo. Entre outras exigências, determinavam também que os participantes estivessem regularmente cadastrados junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). O cadastro está disponível para consulta no site do Iema, www.meioambiente.es.gov.br.

Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral