13/12/2010 15h56 - Atualizado em 05/10/2016 17h09

Corredores Ecológicos ganham roteiro para o ecoturismo

Nesta terça-feira (14), será apresentado na Assembléia Legislativa (Ales), a partir das 16 horas, o Plano de Estruturação e Implementação do Ecoturismo no Corredor Central da Mata Atlântica (PEIC). O documento traça um diagnóstico dos potenciais ecoturísticos do Estado e propõe roteiros para as dez áreas reconhecidas como Corredores Ecológicos Prioritários, que correspondem a 13% do território capixaba.

Na ocasião, também será lançado o vídeo “Conectando Pessoas e Florestas”, um produto de comunicação do Projeto Corredores Ecológicos cujo objetivo é divulgar a importância da Mata Atlântica e as principais estratégias usadas para a conexão de seus fragmentos florestais.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

O Plano traçou um roteiro de ações para o desenvolvimento do ecoturismo a partir da geração de oportunidades sustentáveis e incentivo aos esportes de aventura.

Para sua estruturação foi promovido um amplo debate, por meio de seminários nas regiões Sul, Norte e Central do Estado, com proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), empreendedores do setor de turismo e gestores de Unidades de Conservação (UCs) e de Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo, entre outros atores envolvidos com o tema.

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein/ Amanda Amaral