16/11/2011 14h28 - Atualizado em 05/10/2016 17h13

Conselhos de Meio Ambiente realizam assembleias para escolher novos representantes

Os Conselhos de Meio Ambiente do Estado se reunirão nesta quinta (17) e sexta-feira (18) para escolher os representantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e dos Usuários de Água que irão exercer mandato no período 2012/ 2013.

Serão realizadas duas Assembleias Gerais e uma Específica, todas no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). As instituições que irão participar estão regularmente cadastradas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

Os escolhidos irão compor o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) e os Conselhos Regionais de Meio Ambiente (Conremas) I, II, III, IV e V. Na quinta-feira (17), estes colegiados definem seus representantes nas Entidades Ambientalistas Não-Governamentais, existentes há pelo menos um ano.

Neste dia, o CERH também indicará pessoas de Organizações Civis de Recursos Hídricos, constituídas há pelo menos um ano. Entre elas estão entidades ligadas às Bacias Hidrográficas, conselhos regionais de categorias profissionais do Estado, instituições de ensino superior ou de pesquisa, e associações de usuários de água.

Na Assembleia Específica, que será realizada na sexta-feira (18), o CERH escolherá quem irá representar o segmento de Usuários de Recursos Hídricos, no âmbito público ou privado, e que não possua cadeira definida neste Conselho. Participam as associações de irrigantes do Estado e concessionárias municipais de água e esgoto.

Conselhos de Meio Ambiente do Estado

Tanto o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), quanto o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) e o Conselho Regional de Meio Ambiente (Conrema) são órgãos colegiados que fazem parte do Sistema Estadual de Meio Ambiente. Ambos possuem caráter paritário e tripartite, ou seja, tanto o setor empreendedor, quanto a sociedade civil organizada e os órgãos públicos possuem a mesma quantidade de representantes.

Serviço:

Assembleias para escolha de representantes dos Conselhos de Meio Ambiente do Estado para o biênio 2012/ 2013
Local: Auditório Paulo César Vinha, na sede do Iema/ Seama. BR 262, km 0, Jardim América, Cariacica.

Quinta-feira (17)
- Assembleia Geral entre representantes das Organizações Civis de Recursos Hídricos para composição do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).
Horário: 10 horas.

- Assembleia Geral entre representantes das Entidades Ambientalistas Não-Governamentais para composição do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) e dos Conselhos Regionais de Meio Ambiente (Conremas) I, II, III, IV e V.
Horário: 14 horas.

Sexta-feira (18)
- Assembleia Específica entre representantes do segmento Usuários de Recursos Hídricos para composição do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).
Horário: 10 horas.

Comunicação Seama/Iema