20/11/2013 15h53 - Atualizado em 25/08/2021 16h38

Conselho da APA de Conceição da Barra tem novos membros

O Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) de Conceição da Barra já possui novos integrantes. Eles tomaram posse na quarta-feira (13), durante evento realizado na Secretaria Municipal de Educação Ambiental do município.

É responsabilidade dos conselheiros apoiar a gestão da APA, acompanhar a elaboração e implementação do Plano de Manejo, a integração da unidade com seu entorno e com os diversos segmentos sociais relacionados a ela, manifestação a respeito de obras ou atividades potencialmente impactantes, entre outras.

Foram eleitos representantes das seguintes instituições: Iema; Polícia Ambiental de São Mateus; Flona do Rio Preto (ICMBio); Idaf; Cesan; Prefeitura de Conceição da Barra; Incaper; Superintendência do Patrimônio da União (SPU); Associação de Moradores dos Bairros Marcílio Dias I e II; Associação de Moradores e Pescadores de Meleiras; Fundação Pró-Tamar; Associação de Artesãos de Conceição da Barra (ArtBarra); Suzano Papel e Celulose; BZM Representações; Associação de Camaroeiros; Associação de Maricultores de Conceição da Barra (AMABARRA); e Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus.

- APA de Conceição da Barra

A área apresenta ecossistemas característicos de ambientes costeiros, abrigando extensa faixa de restinga em bom estado de conservação, além de manguezal estruturado associado à foz do rio São Mateus, um dos principais motivos de sua criação. A unidade é caracterizada por uma imensa beleza cênica e grande diversidade vegetal e animal. Entre as espécies da fauna ameaçadas de extinção já registradas na área podemos citar a onça-parda, o gato-do-mato e o ouriço-preto. No seu interior existem comunidades tradicionais como Barreiras e Meleiras.
Área aproximada: 7.728 ha.
Localização: Do manguezal da foz do rio São Mateus até a divisa Sul do município de Conceição da Barra.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema:
Amanda Amaral – (27) 3636-2591/9977-1012
asscom@iema.es.gov.br