18/03/2016 08h17 - Atualizado em 05/10/2016 17h39

Conselheiros do Parque de Itaúnas tomam posse

Foi realizada na sede do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra, nesta quinta-feira (17), a solenidade que empossou os novos Conselheiros da Unidade de Conservação, para o biênio 2016-2018.

Entre os desafios dos novos integrantes do Conselho estão a avaliação de soluções para a recuperação da vegetação em áreas de avanço das dunas; o diagnóstico da ictiofauna (conjunto das espécies de peixes) do Rio Itaúnas e o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines).

Estiveram presentes representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, da Secretaria Municipal de Educação de Conceição da Barra e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

O evento também contou com representantes da sociedade civil, integrando os setores comercial e pesqueiro, uma ONG ambientalista com atuação local, as comunidades de Itaúnas, os setores rural e industrial e, também, uma instituição de ensino e pesquisa com atuação no Parque de Itaúnas.

O Conselho

O Conselho constitui um instrumento essencial na estrutura de uma Unidade de Conservação (UC), contribuindo para fortalecer e ampliar as discussões e encaminhamentos das atividades necessárias à sua adequada gestão, sendo o desempenho da função de conselheiro considerada de relevante interesse público.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27-3636 2591 / 27-3636.2592