Governo do Estado do Espírito Santo
15/06/2010 11h03 - Atualizado em 05/10/2016 17h07

Congresso internacional em Vitória discute desenvolvimento sustentável

Para conscientizar a sociedade e incentivar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, acontece entre esta quarta (16) e sexta-feira (18), no auditório da Faesa Campus I, em Vitória, o I Congresso Internacional do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estudos Ambientais e Cooperativos (IBPEAC).

O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O evento, cujo tema é "Nasce uma filosofia para o amanhã", terá início às 18 horas e irá reunir especialistas em direito ambiental de renome internacional. A programação inclui palestras, lançamento de livros, exposição e eventos culturais como a apresentação de uma banda de congo. As inscrições são gratuitas.

Na sexta-feira (18), será dada ênfase às ações do Espírito Santo para a recuperação dos recursos naturais. Às 10h30, a coordenadora jurídica dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos, Andréia Pereira Carvalho, irá ministrar a palestra “Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundágua): Um mecanismo de fortalecimento da gestão de recursos hídricos”.

O Fundágua (Lei 8.960, de 21 de julho de 2008) constitui-se como um dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos, dando suporte financeiro e auxilio à implementação da mesma, sendo que 60% do valor de seus recursos são destinados para o mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), e 40% para projetos de recuperação de Bacias Hidrográficas e auxílio aos Comitês de Bacia.

O projeto ProdutorES de Água, uma iniciativa do Governo do Estado que remunera proprietários rurais que preservam florestas em áreas estratégicas para a questão da água – por meio do mecanismo de PSA – também será abordado durante a palestra sobre o Fundo.

Segundo o diretor-presidente do IBPEAC, Edson Braga, é a primeira vez que o Estado recebe um congresso desse porte, que aborda o cooperativismo e as questões ambientais e suas relações com os setores social, tecnológico, econômico e político. “A ideia é proporcionar o debate e troca de experiências, incluindo a participação do Governo, que contará com tema especifico entre as palestras”, disse.

São 200 vagas e as inscrições poderão ser feitas pelo e-mail edsonbragaf@terra.com.br, ou pelos telefones (27) 9294-4008 e 3324-6785.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein / Amanda Amaral
(27) 3136-3491 / 9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard