Governo do Estado do Espírito Santo
28/08/2013 08h02 - Atualizado em 05/10/2016 17h29

Comunidades de Serra das Torres discutem práticas sustentáveis

Com o objetivo de aumentar o intercâmbio entre os moradores da área da Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural (Mona) de Serra das Torres, em Muqui, administrada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), será realizado o II Encontro Sustentável das Comunidades Fortaleza e Córrego de Palmeiras. O evento acontece sábado (31), a partir das 08 horas, na comunidade Fortaleza, naquele município.

Na ocasião, haverá a apresentação dos casos e práticas de sucesso na agricultura e meio ambiente realizados dentro da comunidade anfitriã, com palestras sobre sustentabilidade, preservação ambiental, associativismo e cooperativismo, além de uma apresentação cultural.

Segundo Luciano Bravim Krüger, gestor do Mona Serra das Torres, a atividade está inclusa dentro de um plano de gestão territorial elaborado e desenvolvido para a unidade. “Esse plano territorial se assemelha a uma plano de manejo, que tem como finalidade implementar e discutir diversos programas que busquem a conservação, a recuperação e o desenvolvimento sustentável da área”, disse.

Luciano aponta que os encontros são importantes, porque promovem, além da troca de experiência entre os moradores de diferentes localidades, o incentivo à melhor apropriação do espaço do entorno da unidade. Tanto Fortaleza como Córrego de Palmeiras têm práticas e ações que estimulam o desenvolvimento sustentável da região. “Queremos que a população dessas localidades tome a responsabilidade pela UC também para si”, comentou Krüger.

No primeiro encontro promovido pela gestão do Monumento Natural Serra das Torres, no mês de abril, aproximadamente 100 pessoas, de Córrego Palmeiras e Fortaleza participaram. O evento contou com palestras sobre a vida e organização no meio rural e programas de recuperação florestal, além de uma apresentação sobre a evolução da comunidade Córrego de Palmeiras.


Programação

09h15 – Café da manhã.
09h45 – Apresentação cultural.
10h30 – 1º Palestra: Associativismo e cooperativismo – Dirceu Godinho Antunes (Incaper), administrador rural e especialista em agroecologia.
11h30– Almoço.
13h– Apresentação cultural.
13h40– 2º Palestra: Sustentabilidade: Permanência do homem no campo – José Arcanjo Nunes, engenheiro agrônomo.
14h10 - 3º Palestra: Preservação Ambiental – Unidade de Conservação Monumento Natural Serra das Torres- Luciano Bravim Krüger (Iema).
15h – Práticas Sustentáveis – Representantes da comunidade de Fortaleza, de Muqui.
16h – Encerramento.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral/Mariana Salume
(27) 3636-2591/9977-1012/ 9844- 4831
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteEs
Twitter: @meioambientees
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard