17/09/2010 16h15 - Atualizado em 05/10/2016 17h08

Comunidades de Guarapari e Piúma debatem o projeto da CSU

Nesta segunda-feira (20) acontece a primeira Audiência Pública em Guarapari para discutir o processo de licenciamento do projeto da Companhia Siderúrgica de Ubu (CSU). A reunião será realizada, a partir das 19 horas, no Guará Centro de Eventos, localizado na Avenida Antônio Guimarães, Quadra 40. Já em Piúma, também a partir das 19 horas, a sessão acontece na próxima quarta-feira (22), no Bituin Multiplace, na Rodovia do Sol, nº 331-C, Bairro Portinho.

O objetivo dessas Audiências Públicas a serem realizadas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) é divulgar, discutir e esclarecer sobre o processo de licenciamento ambiental da CSU, a exemplo do evento realizado, no dia 16 deste mês, em Anchieta. Na ocasião, aproximadamente 500 pessoas assistiram às apresentações sobre o projeto e condução da análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), expressaram suas opiniões e fizeram contribuições.

Entre os principais questionamentos da comunidade de Anchieta sobre a possível implantação da CSU estavam: pressão sobre a infraestrutura do município e geração de emprego e renda. Atenção especial também foi dada para questões referentes ao futuro dos moradores de Chapada do A, local previsto no projeto para a construção da Siderúrgica.

“A Licença Prévia (LP), se emitida, será válida apenas se o terreno escolhido pelo empreendedor estiver desimpedido. Deve-se ressaltar que, além da legislação ambiental, a empresa tem que obedecer todas as demais normas legais existentes no País”, afirmou a diretora presidente do Iema, Sueli Passoni Tonini.

Também foi confirmada, durante a Audiência do dia 16, que haverá mais uma rodada de Audiências Públicas, conforme solicitação dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e de Saúde de Anchieta. As datas foram definidas em:
7/10 – Anchieta
13/10 – Guarapari
14/10 - Piúma

Disponibilidade
O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) encontra-se à disposição dos interessados na sede do Iema, localizada em Jardim América, BR-262, Caricacia. Também está disponível no site www.meioambiente.es.gov.br, no link Licenciamento Ambiental/RIMAS, e nas prefeituras da área de influência do empreendimento.

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein