Os representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Novo se reúnem, nesta terça-feira (17), às 8h30, na Câmara Municipal de Vereadores de Iconha com o objetivo de rever o atual planejamento do colegiado e estabelecer novas metas.
Durante o evento, os participantes irão debater questões relativas à elaboração do Plano de Bacia, instrumento de gestão dos recursos hídricos por meio do qual são definidas as ações essenciais e prioritárias a serem implementadas na bacia hidrográfica.
Eles também irão deliberar sobre projetos que possam ser encaminhados ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundagua).
O CBH-Rio Novo é composto por 24 membros, sendo 12 titulares e 12 suplentes. Os representantes são distribuídos entre o poder público, a sociedade civil organizada e os usuários de água (irrigantes, companhias de abastecimento e indústrias).
Bacia Hidrográfica do Rio Novo
O Rio Novo, localizado na Região Sul do Espírito Santo, possui 80,89 km de extensão e suas nascentes localizam-se na Serra do Richimond, no município de Vargem Alta. No município de Piúma, o Rio Iconha se junta ao Rio Novo e deste ponto até a sua foz recebe o nome de Rio Piúma. Tem como afluentes principais, além do Rio Iconha, os rios Guiomar, Ipeaçu, Santo Antonio e São Benedito.
Entre as Unidades de Conservação (UC) localizadas em sua área estão: o Monumento Natural O Frade e a Freira, o Monte Agha, parte do Parque Estadual Pedra Azul (Pepaz) e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guanandy.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3636-2592/ 9977-1012
Texto: Adriano Lopes
meioambiente.es@gmail.com