22/07/2013 12h33 - Atualizado em 05/10/2016 17h28

Colatina sedia a IV Conferência Regional de Meio Ambiente etapa condoeste

No último sábado (20), 16 municípios do noroeste do Espírito Santo discutiram sobre Resíduos Sólidos, entre as discussões a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, tema da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente. O evento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), foi realizado no município de Colatina e contou com a presença de 130 participantes, entre sociedade civil e entidades pública e privada.
Durante o evento, os participantes se dividiram em quatro grupos para discutir eixos como educação ambiental, geração de emprego e renda, produção e consumo sustentável e redução dos impactos ambientais causados nos descartes de resíduos. No final do encontro, foram eleitas 20 propostas, que serão votadas na etapa estadual da Conferência de Meio Ambiente, que será realizada nos dias 04 e 05 de setembro.
Na ocasião, os participantes da Conferência elegeram 26 delegados que irão representar as propostas priorizadas pela população durante o encontro regional da etapa condoeste.
O evento tem como objetivo estimular o diálogo entre os segmentos sociais ligados ao assunto, construir planos e projetos municipais de resíduos sólidos, criar estratégia para novos padrões de consumo por meio da educação ambiental, além de criar propostas concretas para o fim dos lixões e disseminar técnicas científicas sobre resíduos.
As regiões metropolitana e norte do Espírito Santo ainda irão discutir sobre o assunto. O próximo encontro será na região metropolitana estendida, no próximo sábado (27), às 08 horas, na Faculdade Novo Milênio, na Praia de Itaparica, em Vila Velha. Serão representados na Conferência 13 municípios.

Conferência Nacional
O Ministério de Meio Ambiente já realizou três Conferências Nacionais (2003, 2005 e 2008). Este será o quarto fórum sobre o meio ambiente e tem como desafio contribuir para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com base em três eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; e geração de emprego e renda.

Serviço:

- Região Metropolitana Estendida

Sede: Vila Velha.
Local: Faculdade Novo Milênio (Av. Santa Leopoldina, no 840, Praia de Itaparica, Vila Velha)
Data: 27 de julho.
Horário: 8 horas.
Municípios: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Ibiraçu, João Neiva e Aracruz.

- Região Norte

Sede: São Mateus.
Local: A definir.
Data: 03 de agosto.