19/07/2013 10h40 - Atualizado em 05/10/2016 17h28

Colatina discute resíduos sólidos na Conferência de Meio Ambiente

Colatina irá receber neste sábado (20) uma das etapas das Conferências Regionais de Meio Ambiente. A cidade irá sediar o evento promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a partir das 8 horas.

Os participantes irão discutir e apresentar propostas para a questão dos resíduos sólidos no Espírito Santo. O evento é aberto à participação de diversos segmentos da sociedade civil e de instituições governamentais e não governamentais.
A plenária servirá como preparatória para a Conferência Estadual, que será realizada nos dias 04 e 05 de setembro, na Grande Vitória, quando serão definidas as propostas do Espírito Santo e os delegados que participarão da Conferência Nacional de Meio Ambiente, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Ela será realizada em Brasília, de 24 a 27 de outubro, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil”.

As Conferências Regionais pretendem estimular o diálogo entre os segmentos sociais ligados ao assunto, construir planos e projetos municipais de resíduos sólidos, criar ações concretas para o fim dos lixões, disseminar informações técnico-científicas sobre resíduos, elaborar novas estratégias para mudar o padrão de consumo por meio da educação ambiental, entre outros.

Colatina sediará a terceira Conferência Regional. As próximas serão: dia 27, em Vila Velha, e no dia 03 de agosto, em São Mateus.

No dia 13 de julho foi realizada a primeira delas na Região Sul/Serra, em Cachoeiro de Itapemirim. Na ocasião, foram eleitos 37 delegados que irão representar as propostas priorizadas pela população na Conferência Estadual. Entre as ações mais votadas pelos conferencistas está a implantação da coleta seletiva nos municípios em parceria com a comunidade, a política de logística reversa de materiais como baterias, capacitação de catadores e incentivo e apoio às novas associações de catadores.

O MMA já realizou três Conferências Nacionais (2003, 2005 e 2008). Este é o quarto fórum sobre o meio ambiente e tem como desafio contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com base em quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; e geração de emprego e renda.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral/Mariana Salume