25/04/2006 11h59 - Atualizado em 05/10/2016 16h35

Ciclo de palestras discute Conservação do Solo no Parque Estadual Paulo César Vinha

Muito se fala sobre os problemas do solo e a conseqüente inutilidade do mesmo, mas poucas pessoas têm conhecimento sobre as reais dificuldades ocasionados pelo desgaste desse recurso. Para discutir e sensibilizar a população dessa situação, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) comemora o Dia Mundial de Conservação do Solo com uma série de palestras sobre assunto. O evento acontece na próxiam quarta-feira (03)às 8h30no Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), em Setiba.

As palestras vão apontar estratégias de recuperação de áreas degradadas; apresentar as riquezas ambientais do parque e a importância de sua conservação; ainda mostrar como o uso adequado do solo pode colaborar para a manutenção dos ecossistemas e os impactos causados pelo uso indiscriminado do fogo e suas ameaças meio ambiente.

O evento no parque é aberto ao público e para participar basta se inscrever pelo telefone: (27)3242-3665. O PEPCV fica na Rodovia do Sol, km 37,5, Setiba Guarapari.

Parque Paulo César Vinha

Atualmente, 30% dos 1,5 mil hectares de área do parque já foram degradados. Boa parte do problema ocorreu antes mesmo do parque ser criado, com a intensa extração de areia. Tanto o parque quanto a Área de Proteção Ambiental de Setiba (APA) ainda sofrem os efeitos desse processo. Por isso o parque foi escolhido como local para a realização do encontro.

A presença de espécies exóticas como dodônia, castanheiras, entre outras, também é motivo de preocupação. São algumas espécies invasoras encontradas no parque, que geram impacto ambiental de grande relevância, pois competem com a vegetação nativa, contribuindo para o esgotamento do solo e o acúmulo de combustível para incêndios florestais.

8h30 – Abertura
9h – Palestra “Recuperação de Áreas Degradadas” - professor José Manuel Lúcio Pereira (Faesa);
10h40 – Palestra “O Solo e os Ambientes da Restinga” - professor Oberdan J. Pereira (Faesa);
12h – Almoço;
13h30 – Palestra “Manejo e Conservação do Solo” - professor Milson Oliveira Lopes(Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa);
15h30 – Intervalo
15h40 – Palestra “Combate a Incêndios Florestais” - professor Marcus Vinícius Paixão (Escola Agratécnica Federal de Santa Teresa).

Assessoria de Comunicação da Seama
Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3491 // 3136-3495.
E-mails:comunicacao@seama.es.gov.br