25/08/2011 18h32 - Atualizado em 05/10/2016 17h12

CBH-Doce aprova Agência de Água da Bacia

Foi aprovada na 15ª Reunião Extraordinária do CBH-Doce, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, a indicação do Instituto BioAtlântica, IBIO, para desempenhar as funções de Agência de Água, de acordo com o Edital Conjunto Nº 01/2011. A reunião aconteceu no dia 24 de agosto em Governador Valadares – MG e também aprovou a minuta do Contrato de Gestão, que será celebrado entre a Entidade e a ANA, Agência Nacional de Águas.

Esta plenária representou a culminância de um longo trabalho, envolvendo oficinas, seminários e reuniões com intensa participação dos membros e apoio das câmaras técnicas. Agora, assim como no processo em que foram definidos os mecanismos e valores de cobrança pelo uso da água, a indicação da Entidade e a minuta do Contrato de Gestão serão encaminhados para aprovação na Câmara Técnica de Assuntos Legais e Institucionais, CTIL, e na Plenária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, CNRH, em reuniões que serão realizadas em Brasília no mês de setembro. Após a aprovação do IBIO, foram apresentados aos membros do comitê os profissionais que atuarão na Agência da Bacia do Rio Doce, AGB-Doce.

Participaram da reunião o senhor Paulo Randow, representando a deputada estadual Luzia Toledo – coordenadora regional da CIPE Rio Doce no Espiríto Santo, Fátima Franklin, representando o deputado federal Leonardo Monteiro (MG) e também participou o presidente da câmara municipal de Baixo Guandu-ES o vereador Juscelino Henck.

A previsão de implementação da cobrança e inicio das atividades da AGB-Doce, é a partir de outubro, logo após a assinatura do Contrato de Gestão.

Juliana Vilela Pinto
Unidade Administrativa Regional – Governador Valadares