22/01/2011 12h19 - Atualizado em 05/10/2016 17h09

Campanha do Iema nas praias chega à Itaoca

A Praia de Itaoca, em Itapemirim, é a próxima a receber a campanha de verão “Cuidar da Natureza é a Nossa Praia”, do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Neste domingo (23), uma tenda será montada no local, com atrações diversas, que irão abordar a temática ambiental visando à preservação do meio ambiente. A entrada é gratuita e o funcionamento é sempre das 9 às 12 horas.

Neste sábado (22), os personagens Tarta, Jacke, Gurú e Zé Mané, do grupo teatral “Amigos da Praia”, animaram a Praia do Morro, em Guarapari. Uma grande tartaruga de espuma chamou a atenção da garotada, que brincando aprendeu, por exemplo, dicas sobre o descarte correto do lixo e a importância da preservação da vegetação da praia, a restinga. Para os que participaram das atividades, foram distribuídos brindes.

Tanny Martins, de Mato Grosso do Sul, participou junto com a filha e aprovou a ação. Ela destaca que muitas pessoas ainda não possuem conscientização ambiental. “Quando estou em praia que não tem lixeira, junto o meu lixo”, contou.

A Praia do Morro foi o terceiro balneário a receber a ação. A primeira tenda foi instalada sexta-feira (21), na Praia da Costa, em Vila Velha.

Além desta campanha, outra atividade de gerenciamento costeiro do Iema é o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla), uma ação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), coordenada no Estado pelo órgão e a Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado do Espírito Santo (GRPU).

O objetivo é estimular a gestão integrada dos espaços litorâneos, por meio da articulação do Governo Federal e Estadual, prefeituras e da sociedade, compatibilizando as políticas ambiental, patrimonial e urbana.

O Projeto trata de questões relativas à fragilidade dos ecossistemas, ao crescimento do uso e ocupação de forma desordenada e irregular, e ao aumento dos processos erosivos e de fontes contaminantes da orla.

Hotsite

A campanha de verão do Iema também ganhou o hotsite www.anossapraia.com.br, no qual é possível acompanhar a programação das tendas, obter dicas para preservação das praias e verificar a condição da qualidade das águas dos 82 pontos monitorados pelo Iema por meio do Programa de Balneabilidade.

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein