04/02/2011 15h24 - Atualizado em 05/10/2016 17h09

Campanha de Verão do Iema estreia em novas praias

A campanha “Cuidar da Natureza é a nossa Praia” estreia em dois balneários neste final de semana. Guriri, em São Mateus, e a Praia de Camburi, em Vitória, recebem a tenda do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) pela primeira vez neste verão. O mesmo espaço também será montado na Praia do Morro, em Guarapari, e Praia de Castelhanos, em Anchieta, que já participaram da ação.

Em Guriri e na Praia do Morro, a campanha acontece neste sábado (05) e na Praia de Camburi e Castelhanos, no domingo (06). A entrada é gratuita e o funcionamento é das 9 às 12 horas.

Outra atividade de gerenciamento costeiro do Iema é o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla), uma ação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), coordenada no Estado pelo órgão e a Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado do Espírito Santo (GRPU).

O objetivo é estimular a gestão integrada dos espaços litorâneos, por meio da articulação do Governo Federal e Estadual, prefeituras e da sociedade, compatibilizando as políticas ambiental, patrimonial e urbana.

O Projeto trata de questões relativas à fragilidade dos ecossistemas, ao crescimento do uso e ocupação de forma desordenada e irregular e ao aumento dos processos erosivos e de fontes contaminantes da orla

Carapebus

Além do tradicional banho de mar, as crianças aproveitaram a manhã ensolarada, desta sexta-feira (04), para brincar de amarelinha e jogo da memória, aprendendo de forma divertida sobre como preservar o meio ambiente durante a campanha “Cuidar da Natureza é a nossa Praia”, realizada em Carapebus, na Serra.

O estudante de Rondônia Lucas Sampaio, 11 anos, de férias no Estado, aprovou a iniciativa e criticou a sujeira no local. "A campanha está certa porque tem muito lixo aqui. Toda vez que venho trago um baldinho para brincar, guardar o lixo e depois jogar fora em casa", afirma.

Para a comerciante Ariane Denadai, moradora de Carapebus, toda iniciativa de conscientização é válida, mas ela acredita que depende muito das pessoas. "A população teima em ser mal-educada. É preciso lembrar que o meio ambiente não recicla o lixo depositado na praia. Tinha que ter uma punição para isso", defende.

A analista de meio ambiente e recursos hídricos do Iema Christianne Bitencourt explica que o objetivo da ação é conscientizar, principalmente as crianças, de maneira interativa a como se comportar nas praias e o que pode e o que não deve ser feito nesses locais.
"Os quatros pontos principais da campanha são os problemas mais comuns encontrados nas praias: lixo, falta de preservação da Vegetação, churrasco e a retirada de animais, como ouriços e estrela-do-mar", diz.

De acordo com a analista, esse é o segundo ano do projeto e em 2012 ele vai continuar. "Pretendemos estender cada vez mais. Atualmente, a ação é feita em sete municípios. Após o término, será feita uma avaliação para ver quais municípios merecem mais atenção", observa.

Praia da Costa

A ação também aconteceu, nesta sexta-feira (04), novamente na Praia da Costa, em Vila Velha, que recebeu a ação pela segunda vez. O grupo Serelepe apresentou a peça teatral “Amigos da Praia” que prendeu a atenção de crianças e adultos.

Os personagens Jack, Guru, Tarta e Zé Mané ensinaram que não se deve fazer churrasco na praia, levar animais e jogar lixo na areia. O bombeiro voluntário de Conceição do Castelo, Robson Fábio Guilherme de Lima, disse que a iniciativa é muito boa. “Essa iniciativa é ótima porque ensina as crianças, ou seja, elas aprendem desde novas a preservar o meio ambiente”, ressaltou.

Novidade

O hotsite (www.anossapraia.com.br) oferece uma novidade para os usuários disponibilizando uma peça de teatro adaptada para o rádio. No endereço eletrônico também é possível acompanhar a programação das tendas, obter dicas para preservação das praias e verificar a condição da qualidade das águas dos 82 pontos monitorados pelo Iema por meio do Programa de Balneabilidade.

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein/ Amanda Amaral
(27) 36362592/ 9977-1012
Texto: Adriano Lopes, com informações de Laila Magesk e de Adriana Moreira Maciel.