O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF), localizado no município de Alegre, promove neste fim de semana uma série de atividades de caráter histórico-ambiental para comemorar os 30 anos de preservação ambiental da Cachoeira da Fumaça. Em 1984, tiveram início as primeiras desapropriações de terra a fim de conservar a região.
Na próxima sexta-feira (22), crianças de escolas vizinhas realizarão atividades recreativas no Parque, a partir das 9 horas, com direito a bolo de aniversário. No domingo (24), será o evento de abertura das comemorações com o lançamento do selo comemorativo dos 30 anos de preservação da área da Cachoeira da Fumaça.
Todas as atividades são gratuitas e feitas com os visitantes da unidade e com a comunidade do entorno. A população poderá ainda visitar a exposição de fotografias antigas e recentes da unidade que resgata a história região. As atividades comemorativas só se encerrarão em novembro.
Além da belíssima cachoeira, com queda d’água de 144 metros de altura, e própria para banho, a unidade oferece trilhas que devem ser agendadas previamente pelo telefone (28) 9 9942-5658. O parque funciona diariamente.
- Parque Estadual Cachoeira da Fumaça
Situado na Região do Caparaó, teve sua área original desapropriada em agosto de 1984, por meio do decreto n°2791-E, sendo instituído e ampliado, em fevereiro de 2009, por meio dos decretos n°2220-R e n°155-S. O Parque protege nascentes e remanescentes de um trecho conservado do Rio Braço Norte Direito, afluente do Rio Itapemirim.
A região é formada por fragmentos florestais de mata ciliar e vegetação rupestre. Parte da área de pastagem foi restaurada com espécies nativas. Possui exuberante queda d’água de 144 metros de altura, além de trilhas bem demarcadas e de fácil acesso.
Ao longo do rio a paisagem apresenta cascatas e corredeiras. Sua flora é marcada por bromélias, helicônias, jacarandás-de-espinho, dentre outros, e a fauna é representada por animais raros como maitaca, martin-pescador-grande, lontra e gato-do-mato-pequeno. É uma das unidades mais procuradas para visitas escolares e por turistas.
Área aproximada: 162,5 ha.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27 3636- 2591 / 27 3636-2592
Imprensa:
Texto: Karol Mayra
Amanda Amaral (27) 9-9977-1012
Jovana Mazioli Saccani - 99844-4831
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees
Instagram: @meioambientees