Foi realizada, nesta quinta-feira (11), a premiação da XIV edição do Prêmio Ecologia, no Palácio Anchieta. Neste ano, o tema foi “Unidades de Conservação no ES” e 275 pessoas se inscreveram em nove categorias. Na ocasião, houve também o lançamento da Biblioteca Ambiental Digital do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que conta com mais de oito mil títulos e está acessível pela internet para qualquer pessoa.
Durante o evento, o governador Renato Casagrande falou sobre os avanços na área ambiental nos últimos anos e citou a criação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) e do Programa Reflorestar, que visa ao aumento da cobertura florestal com remuneração para o produtor rural. Ele também comentou sobre a implementação do Radar Meteorológico, em parceria com a Vale, por meio do Programa Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas e enfatizou a modernização do Iema.
“Hoje o Iema oferece serviços online e 75% dos seus documentos já estão digitalizados. Com isso, fomos evoluindo e passamos a oferecer outros serviços, como é o caso da Biblioteca Online, que está sendo lançada aqui. Quando assumimos o Governo, em 2011, havia sete mil processos à espera de licenciamento. Vamos terminar 2014 com 1800. Isso tudo graças aos esforços dos servidores públicos, da parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e dos avanços tecnológicos”, afirmou o governador Renato Casagrande.
Ao todo, o acervo da Biblioteca Ambiental Digital conta com 144 títulos de periódicos, 8.531 exemplares e outros 867 registros de legislação que ainda serão incluídos. As obras são provenientes do Centro de Informação e Documentação (Cidoc) do Iema que possui um acervo especializado na área ambiental, sendo responsável pela disseminação da informação com o intuito de subsidiar o trabalho de controle e proteção ambiental do órgão e atender a demanda do público em geral com mais de nove mil itens. A Biblioteca Ambiental Digital pode ser acessada pelo site www.meioambiente.es.gov.br.
“Um pacote de avanços tecnológicos foram implementados no Iema e a Biblioteca Ambiental Digital é o mais novo deles. Hoje, contamos com um Iema edificado, articulado e equipado”, comentou o diretor-presidente do instituto, Tarcísio Föeger.
No Espírito Santo, o Iema é responsável pela gestão de 17 Unidades de Conservação (UCs), que são áreas protegidas por lei para preservação e conservação da natureza. Para a secretária de Estado do Meio Ambiente, Diane Rangel, as pessoas precisam conhecer melhor estes locais para que contribuam ainda mais para a preservação ambiental destas áreas. “O Estado está promovendo uma série de reformas nos parques estaduais para estes espaços serem alavancas para o turismo ecológico em suas regiões. Também serão entregues três Planos de Negócio de Parques, para o desenvolvimento turístico”, comentou a secretária Diane Rangel.
Divulgação
Um dos trabalhos vencedores da categoria Desenho
Informações à Imprensa:27 3636- 2591 / 27 3636-2592
Imprensa:
Amanda Amaral (27) 9-9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees
Instagram: @meioambientees