26/03/2010 13h08 - Atualizado em 05/10/2016 17h05

Aumenta adesão capixaba a Hora do Planeta

Com a proximidade da Hora do Planeta, marcada para acontecer sábado (27), entre 20h30 e 21h30, cresce o número de instituições e empresas capixabas aderindo ao movimento que irá deixar as luzes apagadas por uma hora. Esta é a terceira edição da campanha mundial em prol da conscientização a respeito do aquecimento global e efeitos das mudanças climáticas.

No Espírito Santo, a mobilização irá unir o Governo do Estado, prefeituras, empresas privadas, ONGs e pessoas físicas. Por uma hora, cartões postais do Estado como o Palácio Anchieta e a igreja do Carmo, ambos localizados no Centro de Vitória, e o Convento da Penha, em Vila Velha, permanecerão com suas luzes apagadas, assim como a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), também em Vitória.

As luzes ornamentais de três importantes ícones da Capital também se apagarão por 60 minutos: o morro do Penedo e as torres de transmissão de Jesus de Nazareth e de Maria Ortiz, de acordo com informações da Prefeitura de Vitória. Além disso, a iluminação decorativa da Terceira Ponte e da Cinco Pontes ficarão suspensas por uma hora.

Mais dezoito empresas, além das 45 que já haviam confirmado participação até quinta-feira (25), também aderiram ao movimento, assim como as prefeituras de Vitória, Vila Velha, Viana, Domingos Martins e Ibitirama. No município de São Domingos do Norte, por exemplo, um carro irá circular pela cidade convidando os moradores a desligarem seus relógios de luz.

A Hora do Planeta está sendo articulada pela organização brasileira WF-Brasil. No Espírito Santo, a ação de mobilização está sendo realizada pelo Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas, que possui representantes de diversas secretarias e órgãos gestores do Governo do Estado, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e do Instituto Jones Santos Neves (IJSN), além de instituições federais, agentes da iniciativa privada, sociedade civil organizada, Prefeitura de Vitória, entre outros.

O movimento começou em 2007, em Sidney, na Austrália. No ano seguinte, mais de 350 cidades fizeram sua contribuição. A primeira participação do Brasil aconteceu em 2009, quando monumentos e locais simbólicos como o Cristo Redentor e o Congresso Nacional ficaram uma hora no escuro.

Para participar, basta realizar cadastro no site www.horadoplaneta.org.br e informar os dados solicitados pela WF-Brasil. O nome dos cadastrados é constantemente atualizado e divulgado no site da campanha.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein