01/12/2011 08h53 - Atualizado em 05/10/2016 17h13

Atividades de educação ambiental serão apresentadas em Conceição da Barra

O município de Conceição da Barra receberá, nesta sexta-feira (02), o seminário regional do Projeto Escola, Ambiente e Responsabilidade (Ecoar). No evento, organizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), serão apresentadas as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas na Ecoárea Parque de Itaúnas.

Os resultados dos trabalhos foram obtidos a partir de um workshop realizado no mês de agosto na Ecoárea Parque de Itaúnas, que inclui também os municípios de Jaguaré, São Mateus e Sooretama. São esperadas 150 pessoas entre gestores das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação e professores de 13 escolas dos municípios participantes.

No evento, haverá atividades culturais como teatro, dança, e paródias - realizadas por alunos das instituições de ensino que compõem a Ecoárea Parque de Itaúnas – e também a palestra “Sustentabilidade e Educação Ambiental”.

Este é o último seminário regional das Ecoáreas do Grupo Unidades, que representa a segunda fase do projeto e está sendo executada pelo Instituto Ecos, com patrocínio da Arcelor Mittal. Os outros quatro foram realizados no mês de novembro em Venda Nova do Imigrante, Mucurici, João Neiva e Pancas.

Projeto Ecoar

O projeto do Iema incentiva a promoção de ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de UCs (Unidades de Conservação), e a participação em Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos de unidades, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais.

Além do Parque de Itaúnas, compõem o Grupo Unidades as Ecoáreas: Pedra Azul, Cricaré-Cotaxé, Jequitibá Rosa e Pontões Capixabas com sedes, respectivamente, em Marechal Floriano, Mucurici, João Neiva e Pancas.

Em 2009, houve a primeira fase do projeto, com a participação de 25 municípios compondo o Grupo Corredores (Ecoárea Saíra Apunhalada, Córrego do Veado, Guanandy, Pedra do Elefante, e Complexo Centro Norte Serrano).

Está previsto para este mês um seminário estadual de Educação Ambiental que envolverá os participantes da primeira e segunda fase do Ecoar. Já a terceira fase tem previsão de início no primeiro semestre de 2012.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral