A APA foi criada em 1994 e, por sua relevância biológica, é considerada prioritária para conservação, sendo escolhida para compor a maior parte do Corredor Ecológico do Guanandy. Possui este nome devido a presença da árvore guanandy, também conhecida como jacareúba. A bela Lagoa do Guanandy, também conhecida como Lagoa das Sete Pontas é o principal atrativos da região, além das praias. A área apresenta importantes remanescentes de restinga, em especial, da mata seca. A unidade também abriga o Monte Aghá, de onde se tem uma vista de 360º da região, desde as ilhas costeiras até o Vale do Orobó, sendo um local ideal para a prática de esportes de aventura. O bioartesanato realizado pelas comunidades locais, principalmente pela Associação das Mulheres do Guanandy, que utilizam sementes para confeccionar colares e bolsas, também é outra peculiaridade desta Unidade de Conservação.
DADOS GERAIS
Área: 5.242 ha.
Municípios presentes: Piúma, Itapemirim e Marataízes.
Núcleos urbanos: Comunidade do Gomes, Comunidade do Agha, Itaoca, Pontal e Alto Lagoa Funda.
Bioma: Mata Atlântica
Domínio florestal: Vegetação de restinga
Criação:
Decreto nº5152-R/2022 (Altera o decreto nº 3.738/1994)
Convocação para eleição do Conselho Consultivo da APA (NOVO)
Diretrizes para candidatos ao Conselho Consultivo da APA (NOVO)
Conselho Gestor: (em formação)
Plano de Manejo: (em elaboração)
ATENDIMENTO E CONTATOS
Administrativo: De segunda a sexta de 08h às 17h
Telefone: 27 99795 8659
E-mail: apaguanandy@iema.es.gov.br
Endereço: Av. Pedro Ramos,s/n - Centro, Guarapari-ES. CEP: 29200-700 (Novo cais de Guarapari)
Gestor: Flávio Guerra
ATRATIVOS
Lagoa de Guanandy: localizada próxima à comunidade do Gomes, possui praias de areia branca e água avermelhada. Cercada por uma exuberante begetação de restinga, é muito procurada por banhista nos dias de calor.
Monte Agá: afloramento rochoso granítico com cerca de 340 metros de altitude, está localizado próximo à praia da Gamboa, entre os municípioa de Itapermirim e Piúma. Possui uma trilha de acesso ao topo de onde é possível avistar as praias, morros e toda planície fluvio-marinha da APA.
Artesanato: confecção pelas comunidades locais de colares, bolsas e artigos decorativos feitos de sementes e fibras naturais.
ORIENTAÇÕES PARA VISITAR UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
Você também é responsável pela proteção da natureza:
ATENÇÃO! ANTES DE CONSTRUIR, CONSULTE A ADMINISTRAÇÃO DA APA.
COMO CHEGAR: