Governo do Estado do Espírito Santo

Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra

A Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra foi criada em 13 de novembro de 1998, por meio do decreto estadual nº. 7.305-E, sendo instituída pelo decreto nº 1876-R, em 04 de julho de 2007. A área apresenta ecossistemas característicos de ambientes costeiros, abrigando extensa faixa de restinga em bom estado de conservação, 12 km de praias desertas, além de um vasto manguezal associado à foz do rio São Mateus, um dos principais motivos de sua criação. A unidade é caracterizada pela presença de comunidades tradicionais e suas incríveis manifestaçõs culturais, seja através das festividades, ofícios artesanais ou da culinária. Entre as espécies da fauna ameaçadas de extinção já registradas na área podemos citar a onça-parda, o gato-do-mato e o ouriço-preto. 

DADOS GERAIS

Área: 7.728 ha.

Município abrangente: Conceição da Barra/ES

Comunidades: Barreiras, Cairu, Lage/Laginha, Meleiras, Pontal do Sul, Porto Grande, Quadrado e Santana

Criação: Decreto Estadual nº 7.305/1998 e Decreto Estadual nº1.876-R/2007

Infraestrutura: escritório administrativo e sinalização de limites

Bioma: Mata Atlântica

Domínio florestal: Vegetação de restinga

Conselho Gestor: Regimento Interno

Plano de Manejo (2013): 

Contextualização

Resumo Executivo

Zoneamento e Programas de Gestão

Cartilha Didática (conceitos e mapa de zoneamento)

ELEIÇÕES DO CONSELHO CONSULTIVO

Diretrizes para candidatos da sociedade civil

Edital de chamamento de eleição complementar

ATENDIMENTO E CONTATOS

Administrativo: De segunda a sexta de 08h às 17h

Telefone: 27 3761 2104

E-mail: apacb@iema.es.gov.br

Endereço: Av. Oceano Atlântico, s/n. Guriri, São Mateus-ES. CEP: 29946-550. (Junto ao Projeto TAMAR)

Gestor: Gilcimar Santana

ATRATIVOS

Rio Cricaré (Rio São Mateus): nasce em Minas Gerais e percorre 11 municípios, 07 deles no Espírito Santo, até encontrar o mar em sua foz no município de Conceição da Barra. O rio é de extrema importancia para os moradores deste município e de toda região, pois é dele que alguns tiram seu sustento, através da pesca, da cata do carangueijo e do marisco, além do turismo com passeios de barco e restaurantes. Ele possui uma caracterísica rara por possuir um defluente, ou seja, um rio, chamado Mariricu, que surge da calha principal.  Foi próximo a este defluente que ocorreu a "Batalha do Cricaré" entre portugueses e botocudos em 1557.

Praia do Pontal do Sul: apesar deste nome esta praia fica no extremo norte da APA, próximo à foz do Rio Cricaré. Praia de areia branca, possui um farol sinalização marítima e um velho barco encalhado que rende boas fotos junto à paisagem.

Manguezal: próximo à foz, nas duas margens do rio, ocorre a presença de um vasto manguezal, onde é possível percorrer na maré baixa as trilhas utilizadas pelos catadores de caranguejo. Neste ambiente, além de pelo menos três espécies de caranguejos, pode-se avistar aves marinhas e alguns mamíferos como capivaras e lontras.

Barreiras e Meleiras: comunidades com restaurantes e bares à beira do rio Cricaré, onde é possível degustar pratos locais e apreciar a paisagem com um belo por do sol.

Manifestações culturais: A miscigenação entre os colonizadores brancos, indígenas (os primeiros habitantes do território) e posteriormente, negros(escravos ou não), reflete a diversidade cultural que a APA possui, incorporando valores das três culturas expressos no modo de vida tradicional,baseado na pesca artesanal, no sincretismo religioso, na culinária típica, no uso de plantas e ervas medicinais, nas festividades e manifestações folclóricas entre outros.

  • Reis de Boi: é uma brincadeira em homenagem aos Reis Magos bíblicos, que tem sua origem no teatro popular medieval da Península Ibérica, unindo a temática de reisados ao auto de Bumba-Meu-Boi. Realizado nas comunidades de Barreiras, Porto Grande e Santana, vai do dia de Natal até o dia de São Brás em 03 de fevereiro.
  • Jongo: também conhecido como Caxambu, Batuque, Tambor ou Catambá, além de ser uma dança também é um ritual em que originalmente prevalecia a função mágica, com fortes elementos de candomblé, tendo sofrido alterações a partir da incorporação sincrética da louvação a santos católicos. Realizado nas festividades de fim de ano e por todo mês de janeiro.
  • Ticumbi: festividade em homenagem a Sao Benedito e São Sebastião típica do município de Conceição da Barra. É realizada nas festividades do fim do ano e durante todo mês de janeiro. A dança, as vestimentas, as músicas e seus versos improvisados, tornam o Ticumbi uma das manifestações culturais mais originais do Brasil. Na comunidade de Porto Grande é possível participar dos ensaios nos últimos dias do ano, sempre regado com bebidas e comidas típicas.
  • Pesca artesanal: realizada com embarcações simples de madeira, redes e linha, é possível observar tanto no rio como no mar os processos e métodos seculares deste tipo de pesca. Estes pescadores carregam uma herança cultural transmitida por gerações.

ORIENTAÇÕES PARA VISITAR UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

Você também é responsável pela proteção da natureza:

  • Não jogue lixo ou esgoto na área da APA.
  • Não desmate a restinga, nem o mangue.
  • Não faça pichações.
  • Não faça coletas de plantas, rochas ou conchas.
  • Evite o uso de fogo.

ATENÇÃO! ANTES DE CONSTRUIR, CONSULTE O ZONEAMENTO E CONHEÇA OS LOCAIS PERMITIDOS. Clique aqui

COMO CHEGAR:

Atualizado: 15/12/2023
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard